Jambu Freitas

Abaetetuba recebe ações do Projeto Multicampiartes: Caravana Cultura da UFPA


#Projeto




Imagem: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom UFPA / Divulgação.



Engana-se aquele que pensa que as universidades públicas se resumem a pesquisas acadêmicas. Por meio dos projetos de extensão, as universidades desenvolvem o diálogo com as pessoas que se encontram além dos muros da instituição, com o oferecimento de serviços, oficinas, palestras e produções artísticas. Um exemplo desses projetos é o Multicampiartes - Caravana Cultural, que terá sua 16a edição realizada de 7 a 11 de novembro, no Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins. O objetivo da ação é promover a formação e a circulação das múltiplas artes produzidas dentro da academia.



São ofertadas as oficinas de "Produção Executiva'', com Vânia Lima; de ''Pitching: apresentação de projetos audiovisuais para potenciais compradores ou coprodutores", com Victor Lopes; o workshop "A Construção de Personagens Trans e diversas", com Alice Marcone; a masterclass "As Amazonas Pioneiras do Cinema Nortista", com Lorenna Montenegro; a oficina online "O roteiro no documentário: inventar outros mundos", com Letícia Simões; e a masterclass "Cinema Fora do Eixo", com Sérgio Carvalho e Karla Martins.



“Um dos aspectos fundamentais do projeto é a troca de saberes entre as produções acadêmicas e a comunidade, que existe por meio da metodologia da extensão universitária. Nessa questão, nosso objetivo tem sido dialogar, ao máximo, com os campi da Universidade para a realização do projeto junto das comunidades, para que essas oficinas são sempre oferecidas pelas demandas da comunidade”, informa Miguel Santa Brígida, coordenador do Multicampiartes.






Como funciona - Para o desenvolvimento do Projeto Multicampiartes - Caravana Cultural, uma visita técnica é realizada nos locais em que serão sediadas as edições do projeto para ouvir as demandas da comunidade e, assim, pensar as oficinas que serão ofertadas durante o evento.



Em Abaetetuba, percebeu-se o anseio da comunidade por uma oficina que falasse da produção musical da região, além de oficinas que esclarecessem o acesso às políticas públicas de cultura, como o estado da arte, da organização e da gestão cultural no município. Esta edição encerra a temporada de 2022 do Multicampiartes - Caravana Cultural. O retorno está marcado para março de 2023, com uma edição no município de Igarapé-Miri.


Como participar - As inscrições para as oficinas ofertadas encerram no dia 31 de outubro. Pessoas interessadas em participar das oficinas devem se inscrever presencialmente na sede do Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins, das 14h às 18h. As inscrições para as oficinas são gratuitas e abertas à comunidade para qualquer pessoa a partir dos 15 anos.


Serviço: 16ª edição do Multicampiartes - Caravana Cultural
Dias: de 7 a 11 de novembro de 2022.
Inscrições na sede do Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins, até 31 de outubro de 2022. Informações @ufpa_oficial.

Texto: Jambu Freitas - Ascom UFPA
Fonte: Portal UFPA

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon