top of page

3 de dez. de 2025

‘Tybyras’: Amazônia queer ocupa o primeiro museu LGBTQIA+ da América Latina


    A mostra fica em cartaz até 11 de janeiro de 2026 no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo


Imagem: divulgação.
Imagem: divulgação.

Por Gil Sóter — Belém(Pará), Amazônia.

03/12/2025 - 07h00


A exposição “Tybyras: Caminhos de uma Amazônia Queer”, do artista paraense @HenriqueMontagne, ocupa o primeiro museu LGBTQIA+ da América Latina. Corpos caboclos, indígenas e periféricos protagonizam a mostra, que reúne fotografia, desenho e texto para registrar afetos que resistem na Amazônia paraense. A mostra fica em cartaz até 11 de janeiro de 2026 no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo.


Considerado um dos jovens artistas mais promissores do Norte do Brasil e destaque no Prêmio PIPA, Montagne parte da história de Tybyra do Maranhão, indígena tupinambá da Amazônia condenado por "sodomia" e executado com uma bala de canhão em 1614, no que é reconhecido como o primeiro caso documentado de morte por LGBTfobia no Brasil. A partir dessa violência histórica, Montagne constrói uma ponte entre passado e presente, aproximando a trajetória de Tybyra de pessoas LGBTQIA+ que hoje vivem na região.


 Anúncio

ree


“Vir da periferia, concluir meus estudos em artes e dedicar minha vida a isso, trazendo um trabalho consistente que traz uma vivência afetiva e ancestral pelo território amazônico e LGBTQIA+ do Pará para o outro lado do país, tem um peso simbólico de vitória e conquista enormes, muito, devido ao histórico do sistema da arte “brasileiro” apenas relacionar-se repetidamente com o eixo Rio-São Paulo. Mas o que fazemos aqui também é arte brasileira”, diz o artista. “Trazer essa história para o Museu da Diversidade Sexual é afirmar que a Amazônia também produz pensamento, arte e política queer.”



Serviço: Exposição: “Tybyras: Caminhos de uma Amazônia Queer” 
Local: @museudadiversidadesexual – Praça da República, 299, São Paulo 
Em cartaz até: 11 de janeiro de 2026 Horário: terça a domingo, das 10h às 18h Entrada: gratuita 



#Exposição

 Compartilhe 

#COLUNAS

Franciorlis ViannZa - Escritor 

Paulo Ferreira - Escritor e Jornalista

Anúncio

Anúncio

bottom of page