Fernando Assunção

‘Subversivo ser’: resistência LGBTQIA+ inspira novo videoclipe de Raoni Figueiredo


#LGBTQIA+


Imagem: divulgação.


O artista Raoni Figueiredo lançou na última sexta-feira (04/11), o videoclipe da canção inédita “Subversivo ser”. A faixa estará presente no segundo álbum a ser lançado pelo paraense, intitulado “A casa ainda é você”, que chega às plataformas de streaming no final de novembro. A música tem tom reflexivo e foi inspirada em um documentário sobre educação e resistência de pessoas LGBTQIA+ no contexto do envelhecimento. As imagens foram captadas na Casa dos Bonecos, casarão antigo localizado no centro de Belém.



“Essa canção foi feita a partir de um documentário que produzi em parceria com Dario Azevedo e Denys Costa, sobre a tese de doutorado do Dario. O tema desse trabalho é o processo de escolarização de idosos homoafetivos. Em resumo, são pessoas que vivem para defender a si próprias, pelo direito de ser quem elas são. A partir do filme, eu escrevi essa canção falando não somente de pessoas LGBTQIA+, mas de todos que resistem na intenção de apenas ser e viver como desejam, com dignidade e acesso a direitos básicos, seja artista, mulher, preto, pobre, de religião de matriz africana”, diz.







A canção ganhou um videoclipe gravado no Casarão do Boneco, espaço que abriga diversas manifestações artísticas, como teatro, dança, circo e produção. “O clipe está ligado à ideia que o álbum traz, de ser um convite ao íntimo, a essa casa interna da gente, escura às vezes, mas que também é invadida pelas luzes da noite, da rua, da lua. Esse lugar de descanso e de segurança, que é preciso achar e cuidar dentro de si próprio. Esse trabalho é a porta de entrada para que todos possam conhecer ‘A casa ainda é você’”, explica Raoni.



“‘Subversivo ser’ é essa canção com uma força impulsionadora, daquela que só quem vive resistindo a alguma forma de opressão pode gerar dentro de si. Essa é a casa que eu quero mostrar. E terei a oportunidade de fazer isso no show de lançamento do álbum, no Espaço Mazé. Além das canções do novo álbum, vamos tocar as canções do álbum anterior, que nunca foi apresentado ao vivo. É um show intimista, com pequenas encenações. É verdadeiramente um convite a minha casa, sintam-se à vontade”.






Sobre o artista
Raoni Figueiredo lançou o primeiro single oficial em 2018, chamado de “Uma vez um dia”. Em 2021, chegou ao público o primeiro álbum, “Goteira”, gravado e lançado na pandemia, com distanciamento social, produzido em um estúdio improvisado em casa. “A casa ainda e você” é o segundo álbum de Raoni, a ser lançado no final deste mês, mas que começou a ser concebido em 2017 e traz algumas músicas compostas há dez anos. “É um disco mais alegre do que o anterior, mais forte, apesar de manter a suavidade e ritmos mais brandos presentes na minha sonoridade”, conclui.



Serviço: Raoni Figueiredo lança o videoclipe de “Subversivo ser” disponível no canal do YouTube. Instagram: @raonifigueiredo.


Texto: Fernando Assunção (Assessoria de Imprensa)
  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon