Fernando Assunção

‘Psica no Dia da Amazônia’ leva shows gratuitos ao Portal da Amazônia


#Show

Baianasystem - Imagem: Luiz Franco / Divulgação.


Em alusão ao Dia da Amazônia, celebrado no dia 5 de setembro, o “Psica no Dia da Amazônia” leva shows gratuitos ao Portal da Amazônia, em Belém, no domingo (4). Com dois palcos montados de frente para o rio Guamá, artistas como BaianaSystem (@baianasystem - BA), MC Carol (@mccaroldeniteroioficial - RJ) e a aparelhagem sonora Crocodilo (@crocodilo.oficial) participam da mobilização nacional em defesa do bioma amazônico. Este ano, oito cidades brasileiras terão programação em comemoração à data. Na capital do Pará, a realização do evento é da Psica Produções.



“A Psica sempre levanta a discussão de defesa e valorização da periferia amazônica. Então, ninguém melhor que nós para falar sobre a importância da preservação do território onde a gente vive. É preciso levantar a bandeira dos povos tradicionais que estão perdendo seus territórios para a grilagem e para o desmatamento, assim como a periferia, que é a mais afetada pelas mudanças climáticas, porque é o primeiro lugar que alaga quando chove, já que não tem saneamento. O evento tem como objetivo chamar atenção das pessoas para as mudanças climáticas e a urgência de se olhar para a situação atual da Amazônia”, conta Jeft Dias, diretor da Psica Produções.



23 artistas da Amazônia e de outros estados, que representam movimentos musicais de periferia e entendem a importância do debate de preservação do meio ambiente, se apresentam na programação, em dois palcos montados às margens do rio Guamá. BaianaSystem (BA), MC Carol (RJ), FBC (@fbctadoido - MG), a aparelhagem sonora Crocodilo, Viviane Batidão (@vivianebatidaoficial), Leona Vingativa (@leonaoficial) e muito mais agitam o público e chamam atenção para o objetivo do evento. “É muito significativo que tenha um evento com uma programação amazônica e periférica na beira do rio, em uma cidade importante para a história e cultura da Amazônia como Belém, para discutir proteção das florestas e e dos seus povos, as mudanças climáticas e de que forma isso afeta o povo”, continua Jeft.






Pela primeira vez desde que a data foi instituída, o Dia da Amazônia terá celebrações simultâneas em eventos culturais por todo o país. O tema é um dos centrais das eleições deste ano, e a mobilização visa reforçar o desenvolvimento sustentável e preservação da Floresta Amazônica no centro da discussão pública e política. Isso porque, segundo dados do Ruralômetro divulgados recentemente, 68% dos deputados federais votaram contra o meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais na última legislatura. “É fundamental lembrar que estamos em ano eleitoral e precisamos escolher políticos comprometidos com a preservação da floresta. O nosso voto precisa ser pela Amazônia”, defende Gerson Júnior, da Psica.



Festivais Dia da Amazônia 2022

Com o nome de Festivais Dia da Amazônia 2022, a iniciativa ocorre em oito cidades brasileiras. O show de abertura será em São Paulo, no dia 3 de setembro, com a apresentação de nomes como Gaby Amarantos e Anelis Assumpção. No mesmo dia, em Belém, será realizada a 5ª edição do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia. Os eventos se estendem até o dia 10 de setembro, finalizando com o Festival Maní(Festar), em Santarém (PA). Em 4 de setembro, haverá festivais em Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em cada local haverá atividades gratuitas para todas as idades. A agenda completa está sendo finalizada e pode ser acessada neste link: http://festivaisdiadaamazonia.com.br/.



Serviço: “Psica no Dia da Amazônia” com BaianaSystem (BA), MC Carol (RJ), FBC (MG), Crocodilo e mais
Dia: Domingo (04/09), a partir das 16h
Local: Portal da Amazônia / Shows gratuitos
Confira a programação completa: @psicaproducoes.

Texto: Fernando Assunção (Assessoria de Comunicação)

  • Preto Ícone Twitter
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon