Projeto Sextarte traz Edyr Augusto para falar sobre literatura e contemporaneidade




Na próxima sexta-feira (26/04) na Biblioteca da Faci Wyden, no bairro da Batista Campos em Belém, será promovido pela terceira vez, o projeto Sextarte. Esta edição terá como convidado especial, o romancista, dramaturgo e poeta paraense, Edyr Augusto que fará uma palestra sobre o tema “Literatura, contemporaneidade e cidade”. As inscrições podem ser feitas AQUI.



Segundo o organizador do evento, professor doutor, Relivado Pinho, o projeto é um espaço para a celebração da boa fala e ampliar fronteiras de temas importantes, e que reúne as artes e os demais saberes. “Seu fundamento está em ultrapassar as barreiras de campos de saber, proporcionando a visão mais integrada e transdisciplinar entre alunos, professores, artistas e palestrantes. Em cada encontro um tipo de material estético será abordado e suas relações com as várias temáticas das ciências”, afirma o professor.



Ainda de acordo com Relivado Pinho, o Sextarte já ocorreu duas vezes em 2018. Em sua primeira realização, o palestrante convidado foi o professor Ernani Chaves que tratou do tema “Estética, ética e política”. No segundo evento, o professor Paes Loureiro com o tema “A poesia, o poético e a cultura”.



Autor premiado no exterior, com vários livros traduzidos em outras línguas, Edyr Augusto disse ter a melhor expectativa, já que tem tido muito alcance entre os jovens, pela linguagem curta, ágil dos seus livros. “Acho a ideia excelente. Somente de alguns anos para cá, escritores locais passaram a ser convidados a palestrar com estudantes universitários. Já estive em vários eventos como este, inclusive na Ufpa, que não tem a cadeira de Literatura Paraense. No caso deste evento, a discussão, a conversa, acontecerá a partir dos assuntos em meus livros, a visão de um Estado, sua capital e problemas”, conta Edyr Augusto.


Durante a palestra será exibido material audiovisual, relacionado às artes plásticas, ao cinema, à arquitetura, à literatura e às variadas formas de manifestação estético- artística. “O Projeto Sextarte da Faci/Wyden torna-se uma oportunidade inovadora, criativa e dinâmica para que os membros da comunidade acadêmica, artística e da sociedade em geral possam trocar experiências, ampliar suas visões e percepções sobre suas áreas e a realidade estética, o cotidiano e âmbito profissional”, finaliza Relivado Pinho.



Serviço: Sextarte Faci Wyden @sextarte_faciwyden Prof. Doutor. Relivado Pinho @relivadopinho Edyr Augusto @eap1954


Palestra: “Literatura, contemporaneidade e cidade”. Data: 26/04/ às 17h Local: Na Biblioteca da Faci Wyden (Tv. Tupinambás, nº 461, Bairro Batista Campos.)


Evento gratuito, com certificado. INSCRIÇÕES: Link: https://forms.gle/yqaRBDf5ryrVuCBPA

10 visualizações