Professora de Ananindeua vence Concurso de Gastronomia


Glaice Garcia, vencedora do I Desafio Universitário Gastronomia Planet Based, concurso gastronômico do Amazônia Healthy - Imagem: Enize Vidigal


A vencedora do I Desafio Universitário Gastronomia Planet Based, concurso gastronômico do Amazônia Healthy, evento que foi realizado no Shopping Bosque Grão-Pará desde o dia 6 de setembro até este domingo, 8, é Gleice Ane Corrêa Garcia, professora dos ensinos fundamental e médio da escola Madre Celeste-Cidade Nova e aluna do curso de Gastronomia da Escola Superior Madre Celeste (Esmac). A receita vencedora chama-se “Mano da Birita” e faz uso de insumos regionais como jambu, tucupi, chicória e farinha de carimã.







Gleice Garcia trabalha como professora há quase três décadas na mesma empresa, a escola Madre Celeste de Ananindeua, situada no Conjunto Cidade Nova 8. Há pouco mais de um ano decidiu sair da zona de conforto de uma vida sossegada que vivia entre as salas de aula e os livros, para encarar o retorno aos bancos de uma faculdade, após mais de vinte anos da sua graduação em Letras. Escolheu o curso de Gastronomia, que tem a duração de dois anos e dá o título de gastrólogo ao concluinte.




Mãe de três filhos adultos – dois homens e uma mulher –, dos quais os dois rapazes são casados e já moram fora, um deles no exterior (Canadá), Gleice também atua na Literatura, tendo obtido o primeiro lugar em crônicas em 2015 com o livro “Miguxas e outras crônicas”, em concurso promovido pela Academia Paraense de Letras (APL). De lá para cá já lançou outros dois livros: “A Menininha” (2017) e “O Menino que se cansou do verde” (2018).




Em Gastronomia. Gleice Garcia já criou o caldo chamado “Sumano Pai D’égua”, que mescla insumos que ligam as regiões Norte e Nordeste. Para criação do “Mano da Birita”, Gleice conta que, inicialmente seu intuito era criar um outro prato, não o vencedor, que acabou sendo o escolhido, após sua filha, Glenda, e o marido – o escritor Alfredo Guimarães Garcia – terem degustado e aprovado. “Mano da Birita” consiste em uma porção de bolinhos, ao estilo e feitio dos de bacalhau, feitos com farinha de carimã, feijão manteiga, jambu e tucupi, acompanhados de uma geleia de manga que proporciona um surpreendente contraste de sabores.



Serviço: Professora de Ananindeua vence I Desafio Universitário Gastronomia Planet Based, concurso gastronômico do Amazônia Healthy.

164 visualizações