Oficinas - O Teatro Paraense 80/90: Fotografias de Miguel Chikaoka

#MiguelChikaoka

#Oficinas



Divulgação.


As cenas são ruas, praças e teatros da capital Belém, nas décadas de 80 e 90. Nas lentes, o fotógrafo Miguel Chikaoka que registrou momentos de efervescência cultural, artística e de movimentos sociais na região. São imagens que eternizam memórias na exposição virtual O Teatro Paraense 80/90: Fotografias de Miguel Chikaoka, da Kamara Kó Galeria, resultado do Edital de Multilinguagens - Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Pará (Secult).




Para conferir esse acervo histórico, abre em 11 de junho a exposição virtual na galeria do site. O projeto traz ainda as oficinas Fotografia Ágil x Memória Volátil, 14 a 16 de junho, e Fotografia de Palco, 17 a 21 de junho, voltadas sobretudo para alunos de escolas públicas, e uma live com Chikaoka e os artistas curadores convidados, com entrevistas e participação do público, no dia 19 de junho, às 19h.




O fotógrafo irá mostrar um recorte único e inédito de registros de processos criativos, desde a leitura de textos, construção de personagens, ensaios até a encenação de peças

teatrais mais relevantes no referido período. As imagens estão em processo de digitalização, com curadoria do fotógrafo e artistas convidados, referências do teatro no Pará: Wlad Lima, Claudio Barros, e a atriz e pesquisadora Valeria Frota Andrade.




Oficina Fotografia ágil x Memória volátil

Cuidados e práticas para preservação de imagens produzidas com dispositivos móveis / Período: 14 a 16 de junho, das 16 às 18h. Esta oficina trata da guarda e recuperação de fotos e vídeos capturados com câmeras de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Dirigida às pessoas que tenham apreço pela memória, a oficina busca reunir, analisar práticas de armazenamento, organização de imagens. Nos dias atuais, um contraponto necessário à extrema facilidade de produzir e compartilhar imagens. Público alvo: usuários de dispositivos móveis, especialmente estudantes da rede pública de ensino.



Requisitos: a partir de 14 anos e com acesso à internet / Número de participantes: 12 /

Desenvolvimento: on-line / Carga horária: 6 horas, em 3 encontros de 2 horas / Inscrição pelo link https://bityli.com/Po1yG




Oficina 2: Fotografia de Palco

Vivências e reflexões acerca das interações entre teatro e fotografia / Ministrante: Miguel Chikaoka / Período: 17, 18 e 21 de junho, das 19 às 21h. Esta oficina será desenvolvida a partir da leitura de vivências do fotógrafo Miguel Chikaoka na cena teatral paraense. Além dos aspectos técnicos que envolvem o trabalho, o fotógrafo abordará questões que tratam dos posicionamentos em cada etapa do processo de construção até a invisibilidade e o silêncio nas apresentações.




O que envolve o universo cênico da leitura dramática, os atores, construção dos personagens, as expressões corporais e faciais, as interações, o jogo cênico, os bastidores, o camarim, o cenário, o desenho de luz e o desenho de som




Público alvo: interessados no tema teatro e fotografia, preferencialmente alunos de escolas públicos - Requisitos: idade mínima de 16 anos / Número de participantes: 12 / Desenvolvimento: on-line / Carga horária: 6 horas, em 3 encontros de 2 horas. Inscrição pelo link https://bityli.com/21xMc.



Serviço: O projeto O Teatro Paraense 80/90: Fotografias de Miguel Chikaoka está

com inscrições abertas para as oficinas com o educador e fotógrafo. A participação é

GRATUITA para o público em geral, prioritariamente para estudantes de escolas

públicas, com INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 29 DE MAIO (sábado) Mais informações

no site da Kamara Kó Galeria – www.kamarakogaleria.com.br.


Texto: Yvana Crizanto (91) 98138.7691 Comunicação


103 visualizações

Posts recentes

Ver tudo