Mostra Ecofalante de Cinema celebra a Semana do Meio Ambiente com evento virtual

#MostraEcoFalante



A partir desta quarta-feira (03) A Mostra Ecofalante de Cinema, cuja 9ª edição será em agosto, apresenta uma programação especial celebrando a Semana do Meio Ambiente. De 03 a 09 de Junho acontece a Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente exibido gratuitamente de forma online. Além dos filmes, a programação conta com debates sobre a temática ambiental.



A mostra virtual disponibiliza cinco prestigiosos títulos produzidos no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido acessíveis pela plataforma Videocamp. Estão incluídos os filmes “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, de Jorge Bodanzky e João Farkas; “Amazônia Sociedade Anônima”, que tem Estêvão Ciavatta como diretor e Walter Salles como produtor associado; “A Grande Muralha Verde”, de Jared P. Scott, que tem produção-executiva de Fernando Meirelles, “O Golpe Corporativo” de Fred Peabody, e “Ebola: Sobreviventes”, de Arthur Pratt.




“A 9ª edição da Mostra Ecofalante foi transferida de junho para agosto por questões operacionais, mas não poderíamos deixar a Semana do Meio Ambiente passar em branco, especialmente neste momento em que a pandemia e a crise política e econômica têm amplificado os problemas socioambientais no Brasil e no mundo”, afirma Chico Guariba, diretor da Ecofalante. “A Mostra já faz parte do calendário da cidade de São Paulo e, com esta edição online, podemos expandir o público e o debate para todo o Brasil”.






Os cinco títulos serão o ponto de partida para os debates realizados sobre os seguintes temas: conservação ambiental, emergência climática, economia e saúde. Os encontros, que serão transmitidos ao vivo pelo YOUTUBE e pelo FACEBOOK, têm confirmados os nomes dos cineastas Fernando Meirelles, Jorge Bodansky, , Estêvão Ciavatta e Vincent Carelli; dos jornalistas Flávia Guerra, Mariluce Moura (Revista Fapesp), Daniela Chiaretti (Valor Econômico e Claudio Angelo (da rede Observatório do Clima); de Adriana Ramos (Instituto Socioambiental – ISA), Paulo Artaxo (cientista, professor da USP), Ladislau Dowbor (professor titular de economia da PUC-SP), Daniel Azeredo (procurador do Ministério Público Federal do Pará), Júlia Boock (analista de conservação do WWF-Brasil), Ana Claudia Mielke (jornalista e ativista) e Silvio Caccia Bava (editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil). Outros convidados, assim como a grade dos debates, serão oportunamente anunciados.



A Grande Muralha Verde, de Jared P. Scott - Imagem: divulgação.


Veja a programação completa (Filmes e debates) pelo site ECOFALANTE.ORG .



A Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em 1981 como sendo a primeira semana do mês de junho. Comemora também o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, com o intuito de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.




A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. A instituição fornece consultorias a projetos nessas áreas e promove formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais. Organiza seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade, além de realizar o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema.



Serviço:

Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente

Quando: De 3 a 9 de junho de 2020

Onde: Evento exibido de forma gratuita. Online acessível através da plataforma

Videocamp (www.videocamp.com). Os debates serão transmitidos ao vivo

pelo YOUTUBE e pelo FACEBOOK.


Texto: Comunicação Mostra Ecofalante

49 visualizações