Mirante da TF traz valorização cultural na periferia de Belém

#ValorizaçãoCultural


Logo Mirante da TF - Imagem: divulgação.

Localizado em uma laje no bairro da Terra Firme, o Mirante da TF chega com a proposta de dar visibilidade tanto a talentos novos quanto a artistas consagrados do Pará. A inauguração será por meio de uma live nesta quinta-feira, dia 13/08, às 17h, com os artistas Kim Marques, Bia Cantão e André Matos, com transmissão ao

vivo pelo Facebook e Youtube.




A Terra Firme muitas vezes é vista como local de violência e vulnerabilidade social. Mas o que pouco se mostra é a riqueza cultural encontrada no bairro. Parte significativa da história e da memória desse ambiente é mantida pela população, com rádios comunitárias e coletivos independentes, que levam as tradições culturais e informações para a população. Mas, diante da pandemia da COVID-19, a falta de oportunidade atinge em cheio os bairros periféricos. Para contornar esse cenário, o Mirante da TF chega como um espaço de visibilidade para os talentos da periferia.


Verinaldo Melo / Mirante da TF - Imagem: divulgação.


O projeto é criação do autônomo Verinaldo Melo, um marajoara que mora no bairro há 40 anos e, durante esse período, foi cultivando muitas amizades, histórias e uma reputação de ser um grande festeiro da “TF”. “Essa laje começou quando ainda era no segundo piso. Sempre reunimos pessoas do bairro e que vem do interior, do Marajó, de Cametá, para fazer música e se divertir. A casa foi crescendo e o círculo de amizades também. Hoje, temos o Mirante no 4º andar e recebemos desde artistas como Tony Brasil e Kim Marques até aqueles que estão iniciando e buscam um local gratuito para dar seu show”, explica Verinaldo.


Making of Mirante - Imagem: divulgação.

O Mirante da TF busca se tornar um espaço cultural de referência e, para evitar aglomerações e garantir a saúde e segurança de todos, no momento será usado exclusivamente para levar o entretenimento de forma virtual, em uma série de lives quinzenais que iniciam nessa quinta-feira, dia 13 de agosto.



A cada transmissão ao vivo, o projeto unirá um artista com renome no mundo musical com outro que ainda não teve tantas janelas de oportunidade na mídia tradicional. Na live de estreia, por exemplo, Kim Marques, Bia Cantão e André Matos dividirão o palco para cantar o melhor do brega.




Além de entretenimento, a live terá uma vertente solidária, convidando o público a fazer doações para o projeto "Terra Solidária", do coletivo Tela Firme, que distribui cestas básicas e materiais de higiene para a população em situação de vulnerabilidade social do bairro.



Dedeh Farias Graffiti - Imagem: divulgação.

O ambiente - Além das lives, a própria laje serve de “vitrine” da cultura periférica. A decoração chama a atenção com graffiti de Dedeh Farias, nascido e criado na Terra Firme. A laje conta também com uma vista ao pôr do Sol que se torna um show à parte, com as casas da periferia e os prédios do centro de Belém ao fundo.




Serviço:

Live do Mirante da TF será na quinta-feira, dia 13/08, às 17h, com os artistas Kim

Marques, Bia Cantão e André Matos.

Transmissão ao vivo pelo Facebook.com/MirantedaTF e Youtube.com/MirantedaTF.

Acesse também Instagram.com/MirantedaTF. Informações (91) 99389-9931

71 visualizações