Miguel Chikaoka ministra oficina “De Olhos Vendados”


Imagem: divulgação

O fotógrafo Miguel Chikaoka, fundador da Fotoativa, que está completando este mês 35 anos, traz novidades ao cenário da fotografia. A partir deste semestre ele inicia várias oficinas em novo espaço, a Kamara Kó Galeria, uma delas, intitulada “Sentido do Olhar – De Olhos Vendados”, cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 25 de agosto.






A oficina introduz conhecimentos básicos sobre o processo fotográfico desde a pré-história até os dias atuais através da abordagem do que constitui a gênese do processo fotográfico e estimular o exercício do pensamento crítico-criativo sobre o “fazer fotográfico” e suas possibilidades.




“Sentidos do Olhar: De Olhos Vendados” é pautada na prática reflexiva, com atividades que envolvem a construção e uso de dispositivos de visualização e captura de imagens, jogos e exercícios sensoriais, práticas de campo e rodas de conversa.



Haverá encontros regulares às segundas e terças, das 19h às 21h30, com atividades

complementares a serem combinar como saídas para vivências e práticas de campo,

laboratório, consultas e orientações presenciais ou on-line.




Pessoas interessadas, a partir de 16 anos, podem participar desde que tenham disponibilidade para frequentar todas as atividades, possuam câmera fotográfica e computador pessoal para prática do fluxo de trabalho, como a organização e tratamento de imagens digitais. A carga horária total é de 42 horas (em 12 encontros + 3 saídas para vivências de práticas de campo de práticas de laboratório, consultas e orientações presenciais ou on-line).



Miguel Chikaoka - Imagem: divulgação


Miguel Chikaoka, natural de Registro-SP, vive e trabalha desde 1980 em Belém-PA, onde idealizou a criação da Associação Fotoativa (1984) e da Agencia Kamara Kó Fotografias (1991). Seu processo de trabalho na educação é pautado em abordagens que buscam expandir os sentidos do olhar para além da fotografia.




Como autor, experimenta processos que transitam entre imagens, objetos, instalações e performances. Há mais de 3 décadas ministrando cursos, workshops e palestras soma uma extensa lista participações em eventos e instituições no Brasil e exterior.




Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural por sua contribuição à cultura brasileira. Em 2015 foi contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça pela Fundação Nacional da Arte do Ministério da Cultura do Brasil.



Serviço

Oficina: De Olhos Vendados – De 10 de setembro a 30 de outubro de 2019. Na Kamara Ko Galeria (Travessa Frutuoso Guimarães, 611, bairro Campina). Inscrições até dia 25 de agosto, pelo site da Kamara Kó www.kamarakogaleria.om.br . Apenas 12 vagas. Mais informações pelo e-mail kamarakogaleria@gmail.com ou pelo WhatsApp 91 99983-3185.


Texto: Luciana Medeiros/Holofote Virtual

6 visualizações