Jurunas ganha as telonas no Encerramento da 2° Mostra Negra

#Cinema

Suane Barreirinhas - Imagem: divulgação.

Com objetivo de democratização do acesso ao cinema e a cultura, a 2° Mostra Negra promovida pela Negritar Filmes e Produções (@negritarproducoes) e Gueto Hub (@guetohub) realiza nesta quinta-feira, 19/05, a partir das 18h, exibição de filmes para as comunidades do bairro Jurunas, na sede da escola de samba Rancho, proporcionando lazer, entretenimento e cultura às periferias da capital paraense que, muitas vezes não tem a oportunidade de ir a uma sala de cinema convencional, bem como desenvolver atividades que possam integrar a comunidade, contribuir para a queda da violência, e despertar o interesse pelas artes cênicas.




A Mostra iniciou em novembro do ano passado com a exibição do filme Marighella no porto do açaí, no bairro Jurunas, e depois se estendeu para outros bairros periféricos de Belém, como o bairro Condor, sendo exibidos filmes produzidos pelas juventudes das mesmas localidades durante as edições já realizadas do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia - Telas em Movimento. Foram realizadas 07 ações de cinema nos bairros de Belém.




Para Jean Costa, coordenador do Gueto Hub, ver a comunidade se reconhecendo nas telas é transformador: “Eu acompanhei a construção e as exibições dos cinemas de rua e quando eu vejo mostras nas periferias, eu fico encantado! Mais ainda quando as pessoas se veem nas telas ou se reconhecem nelas. Dá a nós a sensação de que tudo é possível! Às vezes nos coloca em outra dimensão e às vezes nos torna mais conscientes e críticos do que nos cerca. Então esse projeto construído pelo Gueto Hub e Negritar, para mim, foi uma semente plantada. Quem assistiu junto não será mais o mesmo”.





Para Leona Vingativa, referência como artista negra do audiovisual Paraense, o protagonismo da juventude negra nas telas é um importante passo para a representatividade: "É muito gratificante pra mim poder representar meu bairro onde quer que seja, nos palcos, fazendo meus shows, no teatro, nas telas. O Jurunas é um lugar lindo que merece toda a representatividade do mundo. E é mais importante ainda que as pessoas do Jurunas sejam vistas nas telas, não só do Jurunas mas de todas as periferias. Nós precisamos de representatividade para nos sentirmos representados e vistos pela sociedade”, afirma Leona, que fará o encerramento do evento com seu show.




Além disso, a programação também contará com a turma do projeto Timbirinhas, Projeto de educação e arte que mobiliza crianças e adolescentes no bairro há 20 anos, “Ficamos muito felizes de fazer parte desse evento. Mostrar o que tem bom no nosso bairro e estimular que outros garotos participem também”, ressalta Iramir Miranda, coordenador do projeto.





SERVIÇO: Encerramento da II Mostra Negra - Cinema de Bairro / Exibição de filmes + Show de encerramento com Leona Vingativa

Data: Quinta-feira (19/05) / Horário: 18h.

Local: Travessa Honório José dos Santos, 758 - Sede da escola de samba Rancho - Bairro Jurunas.


Texto: Matheus Botelho (Na Cuia Produtora Cultural)


Palavras-Chave