Jornalista lança documentário sobre a festa religiosa do Sairé

#Documentário

#Sairé

Imagem: divulgação.

O jornalista e produtor cultural Fábio Barbosa lançou no começo do mês (01 de setembro) o documentário “O que é Sairé?", que teve uma sessão para convidados no Cinesystem Cinemas, em Santarém (PA). O projeto foi selecionado no Credenciamento Sesc/PA no 20/0013-CR da Lei Aldir Blanc Pará e conta com o apoio cultural da Avispará, R Branco Solar, Armazém da Construção, Lupo (Paraíso Shopping Center), MOV e Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém (Assimas).




“Uma das nossas maiores preocupações neste momento foi proteger os nossos entrevistados, em especial, os mestres e mestras do Sairé que já são idosos. Por isso, gravamos tudo em áudio, via aplicativos e gravadores nos smartphones”, revela o diretor do curta-metragem, Fábio Barbosa, que pesquisa sobre o tema desde 2017.




O documentário retrata os bastidores do rito religioso de uma das mais antigas manifestações populares da Amazônia a partir do olhar dos moradores do distrito de Alter do Chão. E busca, de maneira didática, responder a pergunta-título através de imagens de acervo da AD Produtora, gravadas nos anos de 2017, 2018 e 2019.





O filme de 23 minutos mostra narrativas gravadas em áudio, durante o período de pandemia, dos principais componentes da Corte do Sairé, além da participação de historiadores e antropólogos que desmistificam elementos da festa e evidenciam referências que se entrelaçam, formando essa miscelânea cultural.





Após a sessão avant-première, o documentário passou a ser disponível na página do

YOUTUBE do jornalista. Acesse o Instagram para saber mais.



Texto: Fábio Barbosa (www.diariodofb.com) (93) 98109-2234

202 visualizações