Grupo de teatro Auto da Lua Crescente promove "Semana do Foclorando”

Atualizado: Ago 25

#SemanaDoFoclorando


Auto Da Lua Crescente - Imagem: Rafael Luz.

No dia 22 de agosto, comemora-se o dia do Folclore brasileiro, essa data tem como finalidade alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. Lembrando que folclore é um conjunto de conhecimentos de um povo, e integra os costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura/região.




Em memória desse dia que muito vem se perdendo no esquecimento, o grupo Auto da Lua Crescente convida vocês para a “Semana do Foclorando”, que será realizada do dia 24 a 28 de agosto, levando até para vocês, por meio de lives e vídeos, as nossas lendas amazônicas, urbanas, mitos e é claro, vai ter música e aquele bate papo com a galera, pode convidar a família, parentes e amigos e venham participar conosco. Todos estão convidados a trocar conhecimentos com a gente.



O Auto da Lua Crescente é um grupo de pesquisa cênica que trabalha com dança, teatro e canto, montando suas apresentações no intuito de manter viva a memória cultural, seguindo uma linha conhecida como Teatro Brincante.


Auto da Lua Crescente - Imagem: divulgação.


PROGRAMAÇÃO: VEJAM AS DATAS DAS LIVES E VIDEOS


Dia 24/08 às 19h30 - 20h30

LIVE COM RENAN SANTOS E PAULO PENSADOR- A Lenda Da Matinta Pereira e os

seus contos.

A live contará a lenda da Matinta Pereira em forma de música e bate papo com o público. Iniciando com uma composição autoral de Renan Santos no teclado, e logo em seguida iremos abordar relatos reais sobre a lenda, dando início a perguntas e pesquisas para o público sobre a origem da assombração (Matinta), de como surgiu, suas formas e da maldição dessa personagem tão temida nos interiores e periferias de Belém. Para lembrar dos nossos tempos de criança, onde nossos avós contavam histórias assombrosas sobre as mais variadas lendas do Folclore brasileiro.

LOCAL: @Autodaluacrescente (Facebook)



DIA 25/08 ás 19h30

VIDEO COM JANY SILVA E RAFAEL MENDES – Os protetores da mata.

Neste vídeo, vamos trazer a lenda dos protetores da mata, uma história dos nossos ancestrais que pouco sabemos atualmente, e que perpétua até hoje por todo o Brasil, com diferentes formatos, mas que mesmo sendo contadas de maneiras diferentes assombram quem duvidar da mesma.

LOCAL: @Autodaluacrescente (Facebook e Instagram)




DIA 26/08 às 19h30 – 20h30

LIVE COM PAULO PENSADOR E ROGÉRIO SILVA – Lendas Urbanas

A Live “Lendas Urbanas”, vai trazer os mitos e histórias fantásticas que ganham fama por serem divulgadas no boca-a-boca e após a revolução digital, por meio de e-mails, sites, postagens em mídias sociais, entre outros. Frequentemente, as lendas, são contadas com a premissa de terem acontecido com “um amigo de um amigo ou conhecido” e são enviadas com uma série de alardes do tipo “cuidado, isso pode acontecer com você”. Elas ultrapassam décadas sendo espalhadas com pequenas alterações, como diz a sabedoria popular: “quem conta um conto aumenta um ponto”. Algumas foram traduzidas e fazem parte da cultura de vários países. A maioria destas lendas urbanas são baseadas em fatos reais, mas acabam sendo distorcidas ao longo do tempo. E vamos falar de algumas das mais famosas em nossa cidade e bairros. Você tem alguma lenda no seu bairro? Venha nos contar "E senta que lá vem história".

LOCAL: @Autodaluacrescente (Facebook)



DIA 27/08 às 19h30-20h30

LIVE COM PAWER MARTINS – Cantando o Folclore

Será uma Live show interativa com músicas do folclore brasileiro e relatos das vivências musicais de uma vida com mais de 15 anos envolvido com grupos folclóricos, parafolcloricos da Cidade de Belém e festivais de folclore nacionais e internacionais, experienciados pelo músico Pawer Martins como diretor musical de vários grupos.

Na live ele vai falar um pouco das pesquisas musicais voltadas para o folclore brasileiro com citação de compositores, músicas de domínio público, assim como analisar também o atual movimento folclórico na cidade de Belém. Será uma hora de live show interativa.

LOCAL: @Autodaluacrescente (Facebook)



DIA 28/08 às 19h30 – 20h30

LIVE COM O GRUPO AUTO DA LUA CRESCENTE – Compartilhando Saberes

Após uma semana repleta de lendas e bate papos com o público, sobre o folclore e nossa cultura popular. O grupo dará início a uma roda de conversa explicando um pouco sobre como surgiu a ideia de fazer uma semana de lives e vídeos com a temática do Folclore, levando até vocês relatos do grupo e seus integrantes de como foi o processo de cada um para chegar até o resultado apresentado para vocês, as expectativas do grupo nesse momento de transformações, que os artistas estão tendo que lidar neste momento de pandemia. Um espaço aberto e interativo esperamos a participação do público.

LOCAL: @autodaluacrescente (Facebook)



Serviço:

Semana do Foclorando

Dias 24 à 28 de agosto

Horário: 19h30

Nas Mídias Sociais do Grupo Auto Da Lua Crescente Facebook e Instagram.

Compartilhe #Foclorandocomoauto


Texto: Produção Auto da Lua Crescente

84 visualizações