FCP divulga lista inicial dos premiados no Edital 'Vicente Salles'

#FCP

#EditalVicenteSalles

#FundaçãoCulturalDoPará


Imagem: divulgação.


Foi divulgado na semana passada (10 de agosto) o resultado inicial dos premiados do Prêmio Vicente Salles de Experimentação Artística. São 27 artistas de diversas linguagens, os quais após os recursos, tendo estes sido analisados pela Comissão de Editais juntos com a Comissão Julgadora do prêmio, irão demandar a publicação posterior da lista definitiva dos que terão direito a premiação individual de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). O Edital Prêmio Vicente Salles de Experimentação Artística teve início no dia 10 de maio de 2021, com a etapa de inscrição transcorrendo por 45 dias.




Promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP), através da Diretoria de Artes( DART), o “Vicente Salles” teve o maior número de inscritos dos últimos cinco anos em editais promovidos pela instituição, totalizando 426 projetos inscritos na plataforma digital que abrangeu todas as regiões do estado Pará, em virtude do edital ser no sistema virtual, desde a sua inscrição até a fase que se encerrou, com a divulgação na terça-feira, dia 10, da relação inicial de selecionados.





Segundo Alfredo Guimarães Garcia, Diretor de Artes da FCP, “a Fundação Cultural do Pará, através do Edital Vicente Salles, pretendeu, através das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado do Pará, dar amplitude na participação de todas as regiões de integração do Estado, promover o acesso à democratização das verbas públicas. Nesse sentido, o edital conseguiu atingir seus objetivos, contemplando quase todas as regiões de integração, com a publicação e divulgação sendo feita, pontualmente, nas mídias sociais, tendo dez artistas premiados da região Guajará, que é a região metropolitana do estado, e os demais 17 distribuídos entre as outras regiões, o que caracteriza o pioneirismo desse edital e a credibilidade que ele possui, a ética e vel a transparência, a clareza de propósitos, e, principalmente, o critério rigoroso em todas as fases.”




Após o recebimento dos recursos será feito pela Comissão do Edital e se necessário recorrendo à Comissão Julgadora do Prêmio Vicente Salles de Experimentação Artística o devido parecer com base em cada recurso apresentado por todas as áreas artísticas. Posteriormente será divulgada a lista final dos 27 premiados que assinarão contratos com a Fundação Cultural do Pará pertinente às obras e começarão a desenvolver a proposta apresentada no Prêmio Vicente Salles de Experimentação Artística no prazo previsto no Edital de até 75 dias a partir da assinatura do contrato. “Faz-se mister ressaltar que a Comissão Julgadora é soberana em seu julgamento, e que os que se inscreveram, conforme as normas editalícias, no ato da inscrição aceitaram as normas ali exaradas”, finaliza Guimarães Garcia.





SERVIÇO:

Confira os selecionados inicialmente e os procedimentos no site da FUNDAÇÃO

CULTURAL DO PARÁ


Texto: Ascom Fundação Cultural do Pará


472 visualizações

Posts recentes

Ver tudo