top of page

Espetáculo conta a história da lenda da Iara na linguagem do teatro de sombras

Iara - imagem: Diego Bresani / Divulgação.


Iara, Uiara ou Mãe D'água. Qualquer que seja o nome, é impossível que qualquer amazônida não tenha ouvido falar dessa lenda que permeia o imaginário popular sobre os nossos rios. Contando esta história, a companhia brasiliense Lumiato apresenta o espetáculo de sombras "Iara, encanto das águas", em apresentações nos dias 10 e 11 de junho para o público em geral, no Teatro do Sesi (@teatrosesioa), sempre às 19 horas, com entrada franca. O projeto ainda contempla duas apresentações voltadas somente para alunos de escolas públicas selecionadas nos dias 9 e 10.




A dramaturgia conta a história de um indígena que sonha com uma mulher sobrenatural e, ao acordar, procura o pajé para entender melhor sobre o encantamento que este sonho lhe causou e descobrindo que sonhou com a Iara, e a partir disto, mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.





O espetáculo é voltado ao público infanto-juvenil, baseando-se na tradição oral dos povos originários do Brasil, e utiliza a técnica do teatro de sombras, com poucas palavras, mesclando este gênero tão antigo com uma linguagem contemporânea nas atuações dos atores Thiago Bresani e a argentina Soledad Garcia, com direção de Alexandre Fávero.




"O teatro de sombras engloba vários aspectos, como elementos de artes visuais e trilha sonora, que é uma parte muito significativa da peça. Ela ajuda a narrar, e eu faço questão de trabalhar a temática da Iara por meio do teatro de sombras porque é uma maneira de nos voltarmos para o repertório das lendas brasileiras”, pontua Bresani, que também é produtor do espetáculo.




A acessibilidade para pessoas com deficiência é um ponto importante para a companhia, que conta com intérprete de libras nas apresentações dos dias 10 e 11, além de audiodescrição e visita tátil no espetáculo de sábado (11). O Teatro do Sesi é acessível para pessoas com deficiência física, dispondo de rampas, elevadores e assentos adequados.





SERVIÇO: Espetáculo "Iara, encanto das águas"

Dias: Sexta-feira e Sábado (10 e 11 de junho), sempre às 19 horas. Local: Teatro do Sesi (Avenida

Almirante Barroso, 2540 - Marco)

Informações: (91) 98947-9117 | Instagram: @cialumiato


Texto: Leandro Oliveira (Assessoria de imprensa)


Palavras-Chave



Comments


bottom of page