
Aldo Sena é um dos guitar heroes do Brasil. O músico integra a tríade fundamental da guitarrada paraense, ao lado de Mestre Vieira e Mestre Curica. São décadas mostrando ao mundo a inventividade dos ritmos quentes da Amazônia. Lançado em novembro, EP "Guitarrada Tropical" traz releituras dos ritmos que caracterizam a guitarrada, como carimbó, lambada, cúmbia e merengue.
Aldo conheceu a música ao acompanhar seu pai nas festas pela pequena Igarapé-Miri, sua cidade natal. Em 1984 gravou o primeiro disco. “Foi um grande sucesso de venda no Brasil. De lá pra cá, não parei mais. Visitei quase todas as cidades do interior do nosso estado, e fiz muitas turnês pelo país, principalmente pelo nordeste. Nossa música, graças a Deus, é muito bem aceita”, diz.
Com mais de 20 discos lançados em 40 anos de carreira, técnica original e peculiar na guitarra fez com que fosse reconhecido como um dos maiores guitarristas paraenses, e foi fundamental para a consolidação da Lambada e da Guitarrada ainda nos anos 1980. Aldo Sena acumulou inúmeros sucessos ao longo de sua carreira como "Solo de Craque", "Lambada Complicada", “Melô do Tibúrcio", "Cercando Frango", "Lambada Classe A", "Lambada dos Brasileiros", entre outros.
Em 2003, protagonizou, ao lado de Mestre Vieira e Mestre Curica, o projeto “Mestres da Guitarrada”, que revelou para o Brasil e para o mundo o gênero musical genuinamente paraense, influenciando a produção musical de toda uma nova geração de musicistas e compositores em todo o país.

“Aldo Sena compõe aquela trinca de Mestres da Guitarra que contribuíram para essa arrancada da música paraense de raiz que veio dar no que temos hoje. Hoje tem gente tocando guitarrada em todo o Brasil. Aldo é endeusado no nordeste, chega lá e dá autógrafo. Aqui no Pará, acho que a gente ainda não tem noção de quem é o Aldo”, diz Ná Figueredo, produtor e criador do selo Na Music, que lança o novo disco.
Som Tropical: “Guitarrada Tropical” explica no título a que veio. O disco traz em seu repertório instrumental a reconhecida habilidade e criatividade de Aldo, constituindo-se num disco muito dançante e alegre, com releituras dos ritmos que caracterizam a guitarrada, como carimbó, lambada, cúmbia e merengue.
“Esse novo disco é manutenção do trabalho do artista. Ele sempre está criando coisa nova, é muito criativo. Quando ele voltou no Ceará recentemente, me procurou. Eu já havia lançado trabalhos com o Aldo. Esse trabalho está muito bom e minha ideia é lançar um vinil do Aldo. Ele é um dos esteios de sustentação que levou a essa visibilidade do cenário contemporâneo da música paraense”, celebra Na Figueredo.

Serviço: EP Guitarra Tropical de Aldo Sena. Em todas as plataformas Digitais de
streaming. (Instagram @aldosenaguitarrada)
Texto: Gil Sóter (91) 98942-4037 (Assessoria de Imprensa)
Palavras-Chaves