Encontro Amazônico: Sebastião Tapajós e Gonzaga Blantez no Theatro da Paz


Sebastião Tapajós e Gonzaga Blantez - Imagem: Barabra Vale

Na próxima quarta-feira, dia 02 de outubro, será realizado o show “Encontro Amazônico”, de lançamento do CD homônimo, que traz obras inéditas. De um lado Gonzaga Blantez, um Alenquerense radicado na capital Amazonense, compositor e cantor do carimbó "Curió do bico doce", tema de "Ritinha" na novela global "A força do querer". Do outro Sebastião Tapajós, nascido também em Alenquer, se mudou ainda pequeno para Santarém, de onde gerou divisas através de seu violão e suas canções, retornando após sua formação na Europa. Ambos apresentarão o show ENCONTRO AMAZÔNICO lançando o CD homônimo e dando autógrafos para seus apreciadores.




O show conta com participação de Luiz Pardal, Patrícia Bastos, Nilson Chaves & Lucinnha Bastos, grandes intérpretes da música amazônica. Na banda base estão os músico Príamo Brandão, baixo; Igor Capela, violão, e Andreson Dourado, piano.



Esse grande encontro é também um grito pela Amazônia, para defende-la e valorizá-la por meio de uma sonoridade ímpar, que revela a nossa identidade musical. Um show sensível e bem costurado que, além de apresentar as novas composições do álbum, que traz ritmos variados embalando o público com os clássicos da música de Sebastião

Tapajós.




Para o Professor Jackson Rêgo Matos, um dos fundadores do Instituto Sebastião Tapajós e que vem acompanhando essa produção de Sebastião com Gonzaga Blantez, o trabalho marca o encontro de caboclos e caboclas amazônicas de várias gerações, cada uma, com sua importância no processo de reafirmação de nossas potencialidades.



Ilustração: imagem: divulgação.

"Nesse momento de difícil entendimento entre posições que têm dividido pessoas, famílias e o nosso próprio país, ver um show como este fortalece o senso de pertencimento e de reencontro com nossas raízes e identidade. Ouvir a natureza que inspira nossos cantores e compositores. Sentir a dimensão da arte que traz de volta a alegria e felicidade de vivermos em harmonia com toda beleza da alma amazônica", reafirma Jackson.






SOBRE SEBASTIÃO TAPAJÓS


Nascido em Alenquer, mudou-se para Santarém ainda pequeno. Começou ainda criança a estudar violão. Em 1964, foi estudar na Europa. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Na Espanha, estudou guitarra com Emilio Pujol e cursou o Instituto de Cultura Hispânica. Realizou recitais nesses dois países. Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967.




Ao longo de sua carreira, o artista já tocou com nomes conhecidos da MPB Tapajós é um músico consagrado na Europa, onde se apresentou um sem-número de vezes durante as últimas décadas, particularmente na Alemanha, e já lançou mais de cinquenta discos. Tendo uma sólida carreira internacional, o violonista vem realizando todos os anos pelo menos duas turnês internacionais. Todos os seus discos têm sido relançados em CD em vários países.




Nos últimos anos, o violonista tem demonstrado um vigor impressionante compondo um grande número de novas obras, experimentando novas estéticas e revisando sua vasta produção. Em seguida, em 2011, produziu e lançou os discos Cordas do Tapajós e

Conversas de Violões, com o amigo e parceiro Sérgio Ábalos. Já em 2012 lançou Suíte das Amazonas e remasterizou o clássico Painel, uma de suas obras mais conhecidas em

todo o mundo. Em 2013 lançou e realizou turnê nacional com o CD Da Lapa ao Mascote, e lançou o DVD Sebastião Tapajós e amigos solistas (2013).



Sebastiao Tapajós e Gonzaga Blantez - Imagem: Barabra Vale


SOBRE GONZAGA BLANTEZ


É cantor, compositor e poeta há mais de 30 anos. Graduado em Arte-educação com Habilitação em Música pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), traz em sua obra uma relação profunda com as tradições culturais da Amazônia, com recorte recorrente em suas composições dos ritmos mais dançantes das tradições amazônicas, como o próprio Carimbó, que propiciou ao artista, uma projeção nacional fundamental para sua carreira artística.




Com uma extensa e bastante versátil obra musical, possui seis discos gravados e mais de 20 premiações em importantes festivais de música autoral em todo o Brasil. Em 2017, foi convidado pela Rede Globo a integrar com a música “Curió do bico doce” (de sua autoria), a trilha sonora da novela “A Força do Querer”, de Glória Perez.



SERVIÇO


ENCONTRO AMAZÔNICO – Show de lançamento do CD homônimo com Sebastião

Tapajós e Gonzaga Blantez. Participação de Luiz Pardal, Patrícia Bastos, Lucio

Mouzinho, Nilson Chaves e Luccinha Bastos. No Theatro da Paz, no próximo dia 02/10

(quarta-feira), às 20 h. Os ingressos já estão à venda, pelo preço único de meia entrada

para qualquer lugar no teatro, por R$ 30,00.


Informações: (91) 4009-8758/ 8759/8756 | bilheteria@tdapaz.com.br


Texto: Luciana Medeiros/ Holofote Virtual - 91 98134-7719


28 visualizações