Casa das Artes apresenta nova edição do programa “FCP.Continuum”

Atualizado: 3 de Set de 2019


Transamazônica - Imagem: Paula Sampaio

A Casa das Artes realiza, a partir do próximo dia 8, mais uma edição do programa de

exposições “FCP.Continuum”. A versão de agosto do evento apresentará a foto instalação “Antes do Fim: itinerário de reinvenções”, da fotógrafa Paula Sampaio; e a exposição “Orgânicos”, da artista visual Luciana Magno. A dupla mostra abre para visitação nesta quinta-feira, às 19h, na Galeria Ruy Meira; e fica em cartaz até o dia 6 de setembro.




Criado para revisitar trabalhos que já foram premiados pelos editais de fomento da

Fundação Cultural do Pará, o programa convida os artistas outrora contemplados para

reapresentar seus projetos ou exibir desdobramentos do processo de criação durante sua experiência produtiva na FCP – uma maneira de favorecer as conexões entre artistas, público e o espaço institucional. Para a realização deste mês, foram convidadas as artistas Paula Sampaio, contemplada pelo Prêmio de Produção e Difusão Artística do ano passado; e Luciana Magno, cujo projeto foi aprovado no Prêmio de Pesquisa e

Experimentação Artística de 2013.




A instalação fotográfica proposta por Paula Sampaio é um desdobramento da pesquisa de sua dissertação de mestrado, voltada para o cotidiano de trabalhadores migrantes que se estabeleceram ao longo das rodovias Transamazônica e Belém-Brasília. A proposta da montagem é dividir com o público a experiência da fotógrafa ao se deparar com a perda/transformação de uma parte de seu arquivo que, atingido pela ação do tempo, começa a se deteriorar. Com curadoria de Melissa Barbery, a fotoinstalação apresenta o encontro afetivo da autora com seu arquivo.




Segundo Paula, esta é uma das ações que ela vem desenvolvendo para evitar que a documentação desapareça. “É um esforço para não deixar que se percam evidências históricas e sentimentais, materializadas em fotografias, escritos, fitas cassete, disquetes e lembranças, que fazem parte do meu arquivo, construído ao longo de quase trinta anos de documentação fotográfica na Amazônia", pontua a comunicóloga mineira radicada em Belém.




Já a paraense Luciana Magno leva à Casa das Artes um recorte da série “Orgânicos”, que

vem desenvolvendo há alguns anos. No projeto, seu corpo é empreendido como elemento da natureza, buscando mimetizar-se ao espaço em que realiza suas. O trabalho da doutoranda em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo recebeu grande atenção da crítica, rendendo prêmios e seleções para mostras nacionais e internacionais. Com a curadoria de Pablo Mufarrej, a exposição de Luciana reflete, dentro de uma lógica delicada de metamorfose, a busca pela integração e diálogo entre a natureza e seu corpo.




“Antes do Fim...” e “Orgânicos” serão apresentadas ao público dentro do programa “FCP.Continuum”, ocupando respectivamente as salas 1 e 2 da Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes - espaço da FCP que se dedica ao aprofundamento e aperfeiçoamento das artes em suas diversas modalidades, por meio do estímulo e desenvolvimento de projetos que tenham como foco a produção e a pesquisa. A montagem abre para visitação no dia 8, às 19h, e pode ser conferida até o dia 6 de setembro, com entrada franca.



SERVIÇO:

FCP.CONTINUUM | AGOSTO.2019

Fotoinstalação “Antes do Fim” Paula Sampaio

Desdobramento do projeto contemplado pelo Prêmio de Produção e Difusão Artística 2018


Galeria Ruy Meira | sala 1

Curadoria Melissa Barbery


Exposição “Orgânicos” Luciana Magno

Recorte do projeto contemplado pelo Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística 2013


Galeria Ruy Meira | sala 2

Curadoria Pablo Mufarrej

08/08/19 às 19h - Abertura da Exposição

08/08 a 06/09/19 de 9h às 18h - Período de visitação

CASA DAS ARTES - FCP/PA

Praça Justo Chermont, 236 - Nazaré, Belém, Pará - 66035-140

Tel: (91) 3323-0350 | www.fcp.pa.gov.br | instagram: @casadasartesfcp


TEXTO: Assessoria de Comunicação FCP

8 visualizações