top of page

Alfredo Garcia volta à literatura infantil com o livro “LEE VAI PRA LUA”


Imagem: divulgação.

Em seu livro clássico “Viagem ao céu” (1931), o escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948) antecipou em quase quatro décadas a chegada do homem à lua, além de expor ideias científicas dos eu tempo em contraposição a um claro misticismo religioso vigente naquele Brasil rural das primeiras décadas do século XX. Mais de noventa anos após o surgimento do livro icônico de Lobato, o veterano autor paraense Alfredo Guimarães Garcia dá novas perspectivas e sugere viajar pelo terreno fértil da imaginação, ao retomar o velho tema da viagem até a lua em “Lee vai pra lua” (Populivros, 2022).




Já no limiar das quatro décadas de caminhadas pela Literatura (como o autor gosta de denominar sua trajetória) e chegando ao sexagésimo-primeiro livro publicado no ano em que completou sessenta e um anos de vida, Alfredo Guimarães Garcia ficou sem publicar livros no gênero que, de certa forma, o notabilizou, por seis anos. “O mercado para a literatura infantojuvenil se fechou no período, as escolas públicas e privadas não adotaram mais a produção regional, as editoras nacionais restringiram recebimento de originais e, por fim, tive uma péssima experiência com uma editora regional em 2016”, explica o autor sobre esse hiato literário.





No retorno à literatura infantil, Garcia homenageia seu primeiro neto, o canadense Lee River Hesse, nascido em abril de 2020, filho do casal Frederick e Luana Hesse, o primeiro sendo filho do escritor. O novo livro é uma mistura de narrativa onírica, vivida num tempo sem demarcação cronológica e nem de coerência temporal, em que se mesclam poemas quase prontos para serem letras de canções para crianças (, diálogos rápidos e uma dinâmica de cortes cinematográficos.




O livro foi ilustrado por Adailton Costa, publicitário que também é ilustrador e capista, e tem o projeto gráfico do escritor e designer gráfico Douglas Oliveira. E, no dia do lançamento, haverá a presença do homenageado como personagem na obra. “Quis que o ficasse pronto a tempo do Lee e seus pais pudessem estar nessa ocasião especialíssima da sessão de autógrafos; afinal, o livro é para ele!”, finaliza Garcia.





SERVIÇO: “Lee vai pra lua” (infantil, Populivros, 2022) terá sessão de autógrafos no seu lançamento oficial na Casa das Artes (rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236), em Nazaré, ao lado da Basílica de Nazaré, no sábado, dia 12 de março de 2022, no horário de 9 às 12 horas (Instagram @escritor_alfredo_garcia)


Texto: Assessoria de Comunicação



Palavras-Chave




bottom of page