Últimos dias para inscrições no 1º Festival Curta Escola do Amazônia Doc

#AmazoniaDoc


1º Festival Curta Escola Amazonia Doc - Imagem: divulgação.


O 1º Festival Curta Escola é um projeto integrado ao Projeto Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema e tem como principal objetivo estimular a expressão artística dos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais do Pará através da linguagem cinematográfica. Podem participar todos os estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do estado que estejam cursando o ensino médio regular.



A produção cinematográfica deverá ser do gênero curta documentário e ter até 15 minutos de duração. As inscrições vão até o dia 21 de agosto, gratuitamente, através de formulário acessível pelo site www.amazoniadoc.com.br/curta-escola, onde também está disponível o regulamento com todas as informações para a submissão das obras que devem ter sido finalizadas a partir 1º de janeiro de 2018.




Nesta primeira edição o tema de abordagem será livre. Os filmes selecionados serão exibidos na programação oficial do 1º FESTIVAL CURTA ESCOLAS que está inserida na programação oficial da 6ª edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema – AMAZÔNIA DOC 3 em 1, que ocorrerá entre 5 e 23 de setembro.



Filmes selecionados serão exibidos na programação oficial do 1º Festival Curta Escolas, que está inserida na programação oficial da 6ª edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema. — Imagem: Paulo Correa


A primeira edição do festival, em virtude da pandemia da Covid-19, será realizada inteiramente on-line e os filmes selecionados vão concorrer à Mostra Competitiva Primeiro Olhar. Serão premiados três (3) filmes pelo critério do Júri Oficial, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Será também premiado o Melhor Filme pelo voto popular, com voto feito através da plataforma de exibição.




Os filmes inscritos deverão ter sido dirigidos por alunos da rede estadual de ensino do estado do Pará, individual ou coletivamente. Os estudantes vencedores ganharão troféus e vão participar de oficinas voltadas para a área do audiovisual, oferecidas pelo Instituto Culta da Amazônia e ZFilmes Produções. A lista de obras selecionadas pela curadoria será divulgada no site do Festival (www.amazoniadoc.com.br/curta-escola).




A iniciativa é do Instituto Culta da Amazônia e conta com a parceria/apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e Instituto Márcio Tuma e realização/produção da Z Filmes Produções. Entre os objetivos do festival, destaca-se a oportunidade de dar visibilidade à produção audiovisual dos estudantes da rede pública estadual de ensino do Pará e contribuir com a formação do público em relação à linguagem cinematográfica.



Os produtos devem ser do gênero curta documentário e ter no máximo 15 minutos. Imagem: Bruno Peres.


Amazônia Doc 3 em 1


Este ano, após adiamentos e reinvenções, o Amazônia Doc confirmou sua realização, on-line, para o período de 05 a 23 de setembro, em versão on line. Além das Mostra Internacional Pan Amazônica, cujos filmes já foram selecionados e a lista já pode ser conferida no site www.amazoniadoc.com.br, o evento este ano reúne mais DOIS FESTIVAIS. O Curta Escola e também o 1º Festival As Amazonas do Cinema, cujo resultado das inscrições será divulgado em breve.


Todas as atividades paralelas, que contam com oficinas, bate-papos e masterclass, serão transmitidas gratuitamente pela plataforma de streaming A M A Z Ô NI A F L I X, uma novidade na região que será lançada na abertura do festival, seguindo em funcionamento com foco em disponibilizar filmes e séries de ficção e documentários da Pan-Amazônia.


Mais informações: (91) 98134.7719


Texto: Luciana Medeiros (Assessoria de Comunicação)

76 visualizações