XXIII Festival do Tucunaré ocorrerá neste final de semana em Tucuruí/PA

#XXIIIFestivalDoTucunaré

#TucuruíPA

Imagem: divulgação.

Após seis anos, neste final de semana será realizado um dos mais tradicionais festivais do estado, o XXIII Festival do Tucunaré, em Tucuruí, na região sudeste do Pará. O evento que não acontecia desde 2014, é uma realização da Prefeitura de Tucuruí, por meio do Departamento Municipal de Cultura, que busca manter viva a tradição cultural da cidade, fomentando a gastronomia, cultura e economia, por meio de um festival que tem como símbolo principal o peixe tucunaré, que representa a identidade do município.




O festival será realizado nos dias 03/09 (sexta-feira), 04/09 (sábado) e 05/09 (domingo), tradicionalmente na escadaria de Santo Antônio, no bairro da Matinha, em Tucuruí. O evento terá uma programação recheada para toda família e de inclusão social, já que a Prefeitura vai montar uma estrutura para que pessoas com deficiência tenham completo acesso às atrações do festival.




Dentre as atrações, o público vai encontrar apresentações de grupos folclóricos como carimbó, siriá e outros, além do concurso de poesias, venda de artesanatos, exposições e o concurso que vai eleger a barraca mais decorada do evento. Além disso, o evento vai

cumprir todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação da covid-19, com uso de máscara obrigatório, distanciamento social e uso de álcool em gel.






Para o diretor de cultura de Tucuruí, Jean Ribeiro, a retomada da realização do Festival do Tucunaré é importante por vários motivos. "Podemos citar a democratização da cultura popular tucuruiense aos munícipes e visitantes, o fortalecimento da diversidade e identidade cultural da cidade, o estímulo ao turismo local, gerando renda para os moradores e para a economia local. Além de, manter viva a manifestação da Cultura Popular Tucuruiense em nosso município e região".




Rainha do Tucunaré - O XXIII Festival do Tucunaré vai eleger a mulher que vai representar o evento e receber o título de Rainha do Tucunaré. As candidatas farão uma série de apresentações, como desfile com trajes regionais, desfile com vestidos elegantes, desfile com trajes de banho, além de coreografias. O concurso vai premiar as três primeiras colocadas, com prêmios em dinheiro que vão de R $500 a R $1.500, faixas, troféus e brindes. Além do de eleger a Rainha do Tucunaré, o festival também vai eleger o melhor prato regional à base do peixe que dá vida ao festival.



Imagem: divulgação.


Tucunaré - Tucunaré, do Tupi "tucun" (árvore) e "aré" amigo (por extensão, "semelhante"), ou seja, "semelhante ao tucum", Cichla spp., é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho. Os tucunarés são peixes escamosos e de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal e são peixes ósseos.




E festa boa é com música. Nos três dias de evento, a Prefeitura preparou uma programação musical com artistas da terra para ninguém colocar defeito. Se apresentam no festival a banda Caferana Pop, os cantores Thiago Castro e James Viana, e a banda Fruto Sensual. E como diria Valéria Paiva "aceita, meu amor! Tá, meu bem?!".





Programação XXIII Festival do Tucunaré:


Sexta-feira (03/09/21)

- Concurso de poesia

- Banda Caferana Pop

- Rainha do Tucunaré, traje regional e apresentação de danças


Sábado (04/09/21)

- Concurso da barraca mais decorada

- Apresentação Thiago Castro e James Viana

- Rainha do Tucunaré, desfile com vestidos elegantes




Domingo (05/09/21)

- Concurso do melhor prato à base de tucunaré

- Fruto Sensual

- Rainha do Tucunaré, traje de banho


Texto: Andrey Araújo (91) 98348-5110 (Assessoria de Imprensa)

174 visualizações

Posts recentes

Ver tudo