Workshops: aprimoramento profissional e melhorias para a saúde da mulher

#Workshops

#SaúdeDaMulher




Já estão abertas as inscrições para empreendedoras, até dia 19, e artistas, até dia 22 de fevereiro, e até dia 3 de março, ficarão abertas também as inscrições para participar das atividades formativas, com workshops e oficina da FEMEA. Tudo pelo site www.femea2021.com.br.




Danielle Couto é a coordenadora do projeto Manas Digitais, que atua desde 2019 junto a sociedade, principalmente por meio das escolas, na luta pela equidade de gênero nos campos de pesquisa e trabalho na área de Informática. Na FEMEA, o grupo é responsável por dois workshops: “Empreender nas redes sociais – conceitos de marketing digital” e “Boas práticas de design gráfico com Canva”.




“Em um encontro, falaremos sobre os aspectos gerais da criação de uma identidade visual para sua marca e também estratégias para o melhor aproveitamento do empreendedorismo digital. Já o segundo workshop, ministrado por Ana Vitória Barcelar, que também integra o ‘Manas Digitais’, vamos para a prática, com dicas para uso do programa de design Canva. A ideia é colaborar no processo de autonomia dessas empreendedoras, dando a elas condições de melhorias para seus negócios”, conta Danielle, Doutora em Genética e Biologia Molecular (Bioinformática).




Anna Maria Linhares é professora de História da UFPA/Ananindeua e coordenadora pedagógica da FEMEA. De acordo com ela, pensar o feminismo e a condição da mulher a partir da perspectiva econômica é fundamental.



“Muitas mulheres permanecem submetidas a quadros de violência principalmente quando não possuem autonomia financeira. Então se capacitar, se mover em rede, é uma frente importante de luta do feminismo”, considera Anna, responsável por um projeto de pesquisa e extensão sobre Mulher, Feminismo e Ensino da História, UFPA. A feira disponibiliza também a oficina “Diretrizes para gerenciamento e aceleração de carreira”, com Gláfira Lobo.





Numa outra perspectiva, mais focada no empoderamento e na saúde física e mental das mulheres, a FEMEA realiza os workshops: “Teatro do Oprimido – De oprimidas a mulheres de voz”, com a atriz Kati Oliver, e “Sexualidade feminina e Ciclo Menstrual”, com a educadora Telma Pizzolio.




Feira de Empreendedoras e programação artística


Com o objetivo de fortalecer iniciativas que asseguram melhores condições de vida e trabalho para as mulheres da Amazônia, a FEMEA convida empreendedoras e artistas locais à integrarem a programação. Inscrições para trabalhos artísticos em vídeo seguem abertas até dia 22 de fevereiro. Serão selecionadas oito propostas das mais diversas linguagens, com recebimento de cachê.




Já a feira de empreendedoras irá selecionar 20 negócios criativos para compor um catálogo virtual que direciona o público diretamente às marcas. “Uma feira exclusivamente feita por mulheres empreendedoras foi a forma que encontramos de evidenciar e valorizar trabalhos desenvolvidos por nós. Aumentando não apenas nossa autoestima, como autonomia financeira”, considera Narjara Oliveira, da Senda Produções, idealizadora do projeto em parceria com a jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, do blog Holofote Virtual.



Serviço

Feira de Empreendedorismo, Música e Artes na Amazônia – FEMEA: de 8 a 14 de

março de 2021. Informações, programação e inscrições: www.femea2021.com.br .


Texto: Luciana Medeiros (Holofote Virtual)