Videoaulas explicam as dinâmicas das cenas musicais do Pará

#Música

Nicobates - Imagem: Taisse Naiade / Divulgação.

A diversidade e a complexidade cultural do nosso estado são o tema do ciclo de videoaulas “Cenas Musicais do Para”, que vai estar disponível gratuitamente no youtube do músico e pesquisador Elielton Alves Amador, o Nicobates, a partir do dia 14 de dezembro, terça-feira, às 19h30. O minicurso foi contemplado com o Prêmio Vicente Salles 2021 de pesquisa e experimentação artística da Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP) e tem como público alvo músicos, produtores e pesquisadores da área cultural.




A intenção é qualificar profissionais da música e estudiosos de gênero e cenas musicais, tornando possível planejar ações estratégicas para carreiras artísticas. “A ideia é que a gente possa refletir criticamente sobre uma das atividades culturais mais efervescentes da nossa terra, que, pelo carinho e orgulho que temos dela, às vezes, nos obscurece a visão”, ensaia Nicobates.




O trabalho é resultado da dissertação de mestrado apresentada pelo autor ao Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA, com orientação do Prof. Fábio Fonseca de Castro e que tem o sugestivo título: “A Cena Fantasma – Um olhar sobre a experiência da música massiva na Amazônia”.





São quatro aulas que abordam temas teóricos e críticos como o conceito sociológico de cena musical e o contexto sócio histórico de gêneros como o rock paraense, o carimbó, a guitarrada e o brega.




Nicobates é jornalista de formação e músico que tocou em grupos como Norman Bates, Suzana Flag e Coletivo Rádio Cipó. Como produtor, realizou festivais como o Outros Nativos e assessorou artistas como Nanna Reis, Thais Badu, Quaderna e Amazônia Jazz Band. “Esse trabalho sintetiza uma trajetória de mais de 25 anos na cena local como produtor, músico e pesquisador”, explica Nicobates.




As aulas estarão disponíveis no canal do youtube do músico e do coletivo Outros Nativos, do qual faz parte, em transmissão ao vivo pelo plugin streamyard nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro no canal do youtube do artista pesquisador. Haverá certificado para aqueles que solicitarem inscrições por E-MAIL. O link é aberto.





SERVIÇO: Prêmio Vicente Salles - Ciclo de Videoaulas Cenas Musicais do Pará.

Período: De 14 a 17 de dezembro às 19h30 nos Canais do YouTube Nicobates Amador e

Outros Nativos. Informações e inscrições gratuitas: (91) 98168 7474 / @nicobates /

nicobates@gmail.com.



Texto: Assessoria de Comunicação



Palavras-Chaves