TV Cultura Pará exibe animação paraense Brinquedonautas

Atualizado: Jun 8

#Brinquedonautas #AnimaçãoParaense


Animação paraense BRINQUEDONAUTAS - Imagem: divulgação.

Nesta segunda-feira. 06 de abril, a TV Cultura Pará irá exibir a série de animação “Brinquedonautas”, uma produção totalmente paraense. A série fica na programação de segunda a sexta, sempre às 18h. A animação apresenta um grupo de crianças viajam pelo mundo, para conhecer brinquedos e brincadeiras, a bordo de um fantástico Zeppelim que também é uma brinquedoteca ambulante. Por onde passam se encontram com outras crianças, aprendem com elas novas e divertidas maneiras de brincar, descobrem novos brinquedos, resolvem problemas e conhecem diferentes visões de mundo com muita aventura e diversão.




São cinco crianças muito espertas viajam em um fantástico Zeppelim conhecendo brinquedos e brincadeiras pelo mundo e fazendo amigos em lugares muito divertidos. “Cada personagem, possui uma relação diferente com os brinquedos e brincadeiras, além de colocar em foco a inclusão social por meio de personagens que apresentam necessidades especiais” destaca o Andrei Miralha um dos diretores e produtores da série. Além do Andrei, direção conta também com Petronio Medeiros.



CONCEPÇÃO - A inspiração para a criação desta série foram as chamadas "ruas de lazer", prática sócio-cultural realizada em vários bairros da cidade de Belém, estado do Pará, nos anos 80 e 90, quando as pessoas, geralmente nos finais de semana ou feriados, fechavam a rua em frente às suas casas e a transformavam em lugares de brincar, com diversos jogos, brinquedos, competições, desafios e brincadeiras voltadas para crianças, mas que envolviam jovens, adultos, idosos e toda a comunidade.





Brinquedonautas é uma de série de animação infantil com 13 episódios de 7 minutos, produzida pelo ILUMINURAS ESTÚDIO DE ANIMAÇÃO, de Belém do Pará. Nesta primeira temporada, viajam por vários lugares da Amazônia onde brincam com os Brinquedos de Miriti de Abaetetuba(PA), Boi de Máscara de São Caetano de Odivelas (PA), Pipas em Boa Vista (RR), Marabaixo em Mazagão (AP), Carnaval no Mangue em Curuçá (PA), Piões de Babaçu em Camiranga, uma comunidade Quilombola na fronteira do Pará com o Maranhão, Cabanas numa aldeia Ashaninka no Acre, Fantasias de Folhas numa aldeia Tembé, dentre outras brincadeiras em diferentes localidades da região norte do Brasil.




A série animada trás para a televisão os encontros entre crianças como ponto central! Estes encontros revelam um pouco da linda, rica e instigante diversidade destas crianças e seus modos de ser e viver. A série convida para um mergulho no universo dos jogos, brinquedos e brincadeiras infantis de crianças das mais diferentes regiões, povos, culturas e etnias, com isso buscamos estimular a empatia, a alteridade, o gosto e respeito das crianças umas pelas outras.




Nesta temporada os Brinquedonautas viajam pela Amazônia brasileira, os episódios mostram a diversidade de pessoas, culturas e modos de vida em diferentes comunidades, bairros, cidades nos diversos municípios, estados e territórios existentes na região amazônica. “Nas temporadas seguintes o zepelim viajará por outros lugares do Brasil e da América Latina, mas nessa primeira temporada a gente decidiu mostrar algumas brincadeiras da Amazônia, encontrando crianças indígenas, quilombolas, ribeirinhas, entre outras que vivem em grandes e pequenas cidades da região", ressalta Andrei Miralha.


Animação paraense BRINQUEDONAUTAS - Imagem: divulgação.

Produzido completamente em Belém do Pará com uma equipe multicultural, a série Brinquedonautas é assinada pelo Iluminuras Estúdio de Animação, que contou com a participação de mais de 50 profissionais, entre roteiristas, animadores, ilustradores, dubladoras, editores, músico, storyboarders, produtores, etc. “O estúdio contou tanto com profissionais experientes quanto formou profissionais novos, que hoje estão aptos para trabalhar no mercado de animação em qualquer parte do mundo.“ diz Otoniel Oliveira, que integrou a equipe de produção.



Serviço: Exibição da Animação “BRINQUEDONAUTAS” Local: TV Cultura Pará, Canal 02. De segunda à sexta, sempre às 18h


Texto: Estante Cultural com informações da produção da Animação “Brinquedonautas”

51 visualizações