Troupe de teatro “Flor de Lyz” por meio do Projeto “Bodas de Ouro” promove o Seminário: Primeiro Ato

Atualizado: 28 de Set de 2019


Divulgação - Imagem: internet.

O Projeto “Bodas de Ouro” desenvolverá o seminário que abordará a Inclusão da Pessoa Idosa em situação de Vulnerabilidade Social e espetáculo Teatral com performance de idosos, nesta quarta-feira (02), das 7h às 13h, no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP). As Inscrições são gratuitas com entrega de certificado. Vagas limitadas.




Segundo Edneusa Costa, formada em Artes Cênicas pela ETDUFPA e Produtora Cultural do Flor de Lyz, o seminário promoverá palestras com interlocutores como assistentes sociais, sociólogos, dramaturgos, diretor e os três atores que fazem parte do elenco do espetáculo. “Nestas palestras, serão abordadas questões acerca do processo de criação do texto e sua temática. O universo poético e perspectivas acerca do processo de criação do espetáculo”, comenta Edneusa.




A Produtora Cultural informa que a ação já está sendo implementada e realizada na área comercial de Belém, no bairro da Campina. “Temos como foco prioritário atender os cidadãos desta área, principalmente idosos”, declara Costa.



O seminário tratará de assuntos inerentes a Pessoa Idosa; aqueles em situação de Vulnerabilidade Social como os moradores de rua; e estimular a reflexão e motivação a mudanças de posturas e conseguintemente, impactando positivamente na vida dos participantes do evento: público interessado em geral; agentes de órgãos públicos, ONGs, e o público-alvo. O evento terá a presença de Assistentes Sociais, Sociólogos, Dramaturgos e a Produção do evento que discutirão questões pertinentes a temática; seu universo poético e perspectivas conceituais acerca do processo de criação do Espetáculo “Bodas de Ouro”.



Projeto “Bodas de Ouro”

Diretor : Lúcio Martins - Imagem: divulgação.

O Projeto “Bodas de Ouro” foi selecionado no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA

SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS DE RELEVÂNCIA SOCIAL no 004/2018 – FUMBEL. E insere-se no campo das políticas públicas culturais inclusivas. Para os organizadores, CULTURA é o campo do saber e do fazer estético e ético, que proporciona a construção de valores sociais; e que INCLUSÃO SOCIAL é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classes sociais, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. INCLUSÃO SOCIAL visa, sobretudo ações de caráter protetivo e da preservação da qualidade de vida.



Troupe de teatro “Flor de Lyz”


Rael Rêlyan / Ator e proponente do projeto - Imagem: divulgação.

A Trupe de Teatro For de Lyz surgiu em 1978, no município de Ananindeua com o nome de “Quadrilha Junina Flor de Lyz”. Em 1988, foi registrada com o nome de Associação Folclórica e Carnavalesca “Flor de Lyz”. Um ano depois foi criada, então, a “Trupe de Teatro Flor de Lyz”, estreado na cena paraense em 1999/2000 com o espetáculo “A Incelênça”, texto do dramaturgo maranhense Luiz Marinho. Tem como princípio, o trabalho com muitos indivíduos provenientes das comunidades nas quais os projetos - produzidos na área de Artes Cênicas - estiveram sendo realizados.





Programação


7h às 8h – Credenciamento

8h às 8h30 – Abertura do Evento/Apresentação do Projeto “Bodas de Ouro”

8h30 às 9h – Apresentação do Grupo de Dança do “Projeto Ideias” (Melhor Idade)

9h às 10h30 – Palestra PRIMEIRO ATO: pela Inclusão da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social (O caso dos idosos em situação de rua da área Comercial de Belém).

Palestrante: Giovana Costa (Assistente Social/Especialista em Gestão Educacional/Diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA Belém.

10h30 às 11h – Intervalo

11h às 11h30 – Espetáculo narrativo Troco Histórias com a Artista (atriz) Ester Sá.

11h30 às 12h30 – Palestra O Diretor encenador e o seu Universo Poético: perspectivas conceituais acerca do processo de criação do Espetáculo “Bodas de Ouro”.

Palestrante: Lúcio Martins (Diretor Teatral)

12h30 às 13h – Considerações finais/ Divulgação das Oficinas SEGUNDO ATO: Direção de Arte no Teatro. Por: Rael Rêlyan (Direção de arte/ ator/ Produtor executivo do Projeto “Bodas de Ouro”).



Serviço

Seminário: PRIMEIRO ATO - Pela Inclusão da Pessoa Idosa em Situação de Vulnerabilidade Social no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP)

Dia 02/10/2019

Hora: das 7h às 13h


Local de Inscrição: Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) – Rua Gama Abreu, 256, bairro Nazaré. Horário: das 8h às 12h e 14h às 17h, na Biblioteca da Escola.

As Inscrições são gratuitas com entrega de certificado. Vagas limitadas.

117 visualizações