
A essência musical e a performance de palco dos percussionistas Márcio Jardim,
Nazaco Gomes e Kleber Benigno estão registradas no primeiro DVD da carreira do grupo, “Sons da Floresta”, que será lançado com o show homônimo no próximo sábado, 19 de outubro, às 20h, no Teatro do Sesi. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou no site de eventim.com.br (http://bit.ly/Trio_Manari).
Um dos projetos selecionados pelo Rumos Itaú Cultural de 2017/2018, o DVD tem direção de Caco Souza, com produção executiva de Aline Vieira, direção musical do Trio Manari e direção artística de Carlos Canhão Brito. Participaram da gravação e estarão no show de lançamento, os músicos Marcelino Santos (banjo), Wesley Jardim (baixo), William Jardim (guitarra), Daniel Serrão (sax tenor), Felipe Ricardo (sax alto), Lulu Bone (trombone) e Gerson Levy (trompete).
O jornalista e radialista Edgar Augusto, do programa Feira do Som, na Rádio Cultura do Pará, também fez uma participação, apresentando o Trio Manari ao público que esteve na lateia de gravação do DVD. Gravado em Belém, em dezembro do ano passado, no Teatro Waldemar Henrique, “Sons da Floresta” traz a identidade raiz do Trio Manari, que numa trajetória de quase 20 anos tem reconhecimento internacional e se mantém como uma das maiores referências da percussão na Região Norte.
O show de lançamento conta com as 8 músicas do DVD, sendo seis delas, inéditas. “Dançando no Rio”, que está no primeiro CD do grupo, foi regravada, trazendo uma nova roupagem. “A gente está mergulhando mais no universo percussivo nesse momento, fomentando mais a percussão aqui do Norte para que seja mais vista lá fora do Brasil”, diz Kleber Paturi.
“São peças de percussão realmente grandes, com todo mundo fazendo partes diferentes, compartilhando mesmo dos tambores. Os últimos trabalhos que a gente fez foram em cima das músicas das outras pessoas, trabalhamos mais para acompanhar outros artistas, e agora não, agora estamos voltando às nossas raízes. Os tambores estão na frente”, diz Marcio jardim.

Para Nazaco, o DVD traz uma soma de tudo que o grupo já fez. “As ideias, as técnicas e outras coisas bacanas acumuladas nesses anos de carreira. Nas composições do DVD minha parte é mais dos graves, mais da levada. As quebradas ficam mais para o Márcio (Jardim) e o Paturi (Kleber Benigno). É muita figura junto e o grave embola se ele estiver quebrando junto, então a gente decidiu fazer só a levada mesmo para não embolar. Não é uma coisa que em um ensaio a gente possa tocar, é uma coisa complicada pra tocar. Faremos quatro peças só nós três no palco, só a percussão.”, diz Nazaco.
Márcio Jardim, Nazaco Gomes e Kleber Benigno pesquisam, há 20 anos, a percussão de sonoridades amazônicas, além de instrumentos próprios como o curimbó, feito de madeira rústica e de couro de boi. Isso instigou a produtora cultural Aline Vieira, que propôs ao grupo a realização do projeto. Ela ouviu falar do trabalho dos percussionistas em uma oficina de oferecida pela Escola de Música da UFPA, em 2010.
Serviço
Lançamento o DVD “Sons da Floresta”, do Trio Manari - Projeto selecionado pelo
Rumos Itaú Cultural de 2017.
Local e Horário: Teatro do Sesi (Av. Alm. Barroso, 2540 – Marco) Às 20h.
Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou no site de
eventim.com.br (http://bit.ly/Trio_Manari).
Texto: Luciana Medeiros (Assessoria de comunicação)
Holofote Virtual (91)98134-7719