Trio Manari apresenta os Tambores e Ritmos da Amazônia

#Show

RITMOS DA AMAZONIA - Imagem: divulgação.

Referência na música brasileira, no campo da pesquisa e da execução percussiva com características amazônicas, o Trio Manari lança, nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às 20h, pelo canal de Youtube, o projeto “Ritmos e Tambores da Amazônia”, realizado por meio de Prêmio do Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará.




Em formato audiovisual, o projeto apresenta os músicos, que compartilham a pesquisa que desenvolvem há duas décadas sobre os ritmos e tambores amazônicos. Márcio Jardim aborda o Samba de Cacete, originário de Cametá; Nazaco Gomes, que tem vasta pesquisa sobre o carimbó, fala sobre os seus diversos instrumentos, estilos de temáticas, em diversas regiões onde essa cultura tem fortes tradições, como o Marajó, Santarém Novo, Vigia de Nazaré, Marapanim.





Já o músico Kleber Benigno, Paturi, explana sobre o ritmo e as caixas do Marabaixo,

originário da comunidade do Quilombo do Curiaú, em Macapá (AP). Os episódios abrem

com a contextualização de cada ritmo, a partir de sua respectiva comunidade, e seguem

com as demonstrações práticas em que são revelados os toques tradicionais e como estes são aplicados no trabalho do trio.




O Manari nasce no anos 2000 e logo ganha os rios e estradas da Amazônia, percorrendo

comunidades tradicionais, onde os músicos aprenderam os toques de tambor, diretamente com seus mestres, para também atravessar o oceano, chegando à Europa e aos Estados Unidos. Agora já são 20 anos de trajetória, em que o grupo gravou dois CDs, "Braços da Amazônia”, “Manari”, além do DVD “Sons da Floresta”, gravado no Teatro Waldemar Henrique, em Belém, lançado com o apoio do Rumos Itaú Cultural.





Para assistir: O projeto “Trio Manari - Ritmos e Tambores da Amazônia – videoaulas de

Samba de Cacete, Carimbó e Marabaixo”. Estreia nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às

20h, no canal de Youtube do Holofote Virtual - . O link direto será distribuído nas bios dos do Instagram: @holofote_virtual e @triomanari.


Texto: Luciana Medeiros (91) 98134-7719 (Holofote Virtual)



Palavras-Chaves