Trajetória artística e intelectual de Zélia Amador de Deus será tema de evento

Atualizado: Out 4

#ZéliaAmadorDeDeus

#TrajetóriaArtísticaIntelectual



Zélia Amador de Deus tem uma trajetória de vida marcada pela influência direta da educação. Nascida no Marajó, foi trazida pela avó ainda bem pequena para Belém onde a família buscou novas oportunidades. O percurso de vida da professora, que passa pela escolarização, a universidade, as artes e os movimentos sociais estarão em pauta no Papo de Expertise, evento promovido pelo Teatro do SESI, no dia 25 de agosto, a partir das 16h30, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube do Teatro do SESI Pará.




A programação contará com três convidados que acompanham a vida e a obra de Zélia. Participarão a fotógrafa Claudia Leão, que é professora dos cursos de Artes Visuais da UFPA e colabora com projetos artísticos autônomos de povos e comunidades tradicionais na Amazônia; Ceci Bandeira, que é curadora independente e possui mestrado em Artes com uma pesquisa sobre a trajetória artística de Zélia; e o jornalista Ismael Machado que assina o argumento, roteiro e codireção do filme-documentário ‘Amador, Zélia’, que está fase de edição e ganhará lançamento ainda em 2021. A mediação será da jornalista e analista de Comunicação do Sistema FIEPA, Adriana Ferreira.




O Papo de Expertise é uma programação realizada pelo Teatro do SESI voltada para o reconhecimento e valorização artística e intelectual de personalidades paraenses. O público prioritário é formado por estudantes do ensino fundamental e ensino médio, mas o evento é aberto para o público geral que pode acompanhar a exibição por meio do Youtube.





Sobre – Zélia Amador de Deus é artista, militante do Movimento Negro e professora emérita da Universidade Federal do Pará. Foi vice-reitora da UFPA, no período de 1994 a 1998. É graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutora em Ciências Sociais pela UFPA. Atualmente é professora do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) e assessora de Diversidade e Inclusão da UFPA.




Seus estudos giram em torno de História da Arte, relações étnico-raciais, atuando principalmente nas temáticas de cultura, arte, políticas de ação afirmativa, racismo e educação e culturas afro-diaspóricas. Na sua trajetória de militância estão a cofundação do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e do Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM/UFPA), que é o primeiro Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) do Norte do país.





Serviço: Papo de Expertise será sobre a vida e obra da professora Zélia Amador de Deus e sua contribuição para a arte, cultura e sociedade paraense. O bate-papo será transmitido no dia 25 de agosto, às 16h30, no canal youtube do Teatro do SESI Pará.


Texto: Assessoria de Comunicação

361 visualizações