Terra Firme recebe pré-abertura do Festival de Filme Etnográfico

#FestivalDeFilmeEtnográfico

Imagem: divulgação.

Segundo diz a música “o artista tem que ir onde o povo está” e cinema também é uma expressão artística: a sétima arte. É com essa visão que a terceira edição do Festival de Filme Etnográfico do Pará (FFEP) fará uma pré-abertura neste sábado, dia 06 de novembro no Chalé da Paz, no bairro da Terra Firme.




É a primeira vez que o evento sai do circuito alternativo da cidade para alcançar o público das periferias. A ideia é aproximar o Festival desse público, que tem muito a contribuir em cultura, criatividade e conhecimento para o evento.



O Coordenador Geral do Festival, Alessandro Campos, aponta que é imprescindível que todas as artes cheguem às periferias, principalmente o audiovisual, que já é cotidiano nas redes e já tem curiosidade sobre os fazeres cinematográficos e já possuem coletivos

importantes e consolidados como o Tela Firme e o Telas em Movimento.




A programação no Chalé da Paz será diferenciada, os filmes exibidos foram escolhidos especialmente para o espaço e, além disso, haverá ainda sorteio de brindes e a presença dos convidados que permitiram que o Festival pudesse ir até lá. “Estamos esperando receber o presidente da Fumbel, Michel Pinho, representantes da Fundação Cultural do Pará como o presidente Guilherme Relvas e Claudia Pinheiro, e os organizadores do Cine Clube Tela Firme e os próprios responsáveis pelo Chalé”, conta.





Festival do Filme Etnográfico


O Festival do Filme Etnográfico do Pará é um festival de cinema que, simplificando, se aproxima do bom documentário, “por bom documentário quero dizer que deve ser o tipo de produção audiovisual que deve tratar o “outro” que está sendo filmado com respeito e que ele tenha total autoridade sobre sua própria imagem, fugindo a qualquer custo do filme que o trate como exótico ou estranho. O filme etnográfico é, antes de tudo, uma exibição, uma celebração da diversidade cultural humana”, aponta Alessandro.




Depois desta festa da pré-abertura haverá a abertura oficial do Festival no dia 16 de novembro, no Cine Líbero Luxardo a partir das 17h, com a presença de Vincent Carelli, Jorge Bodanzky, Patrícia Monte Mor, Divino Tserewahú, Jorane Castro, Renato Athias entre outros cineastas e convidados. A programação completa deve sair nos próximos dias, aguardem! Site do festival www.festivaldopara.com.br. (Siga também o Instagram do FFEP @festivaletnograficodopara).





Serviço: Pré Abertura da 3° edição do Festival de Filme Etnográfico do Pará. Local: Chalé

da Paz (Passagem Comissário 539, entre Pass. Santana e Pass. Gabriel Pimenta, bairro da Terra Firme). Dia: Sábado (06/11) às 18h.



Texto: Marcia Lima (91) 98300-1636 (Assessoria de Imprensa)



Palavras-Chaves