Temporada de Lúgubre e Catarse estreia neste final de semana em Belém

#EspetaculoLugubreeCatarse


Lúgubre - Imagem: Thiago Pelaes.

A Companhia Paraense de Potoqueiros traz ao público uma temporada casada com dois espetáculos de repertório, Lúgubre e Catarse, ambos compõem uma trilogia teatral baseada na Divina Comédia de Dante Alighieri. As apresentações ocorrerão nos últimos três finais de semana do mês de março Espaço das Artes de Belém, sempre as 19h.




Lúgubre se utiliza dos primeiros 33 cantos da obra para falar sobre o inferno. “No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise”. Vivemos golpes, fascismo, misoginia, machismo, homofobia, enfim, as mais diversas faces da violência, entre tantas outras mazelas. Com sua moeda de ouro nas mãos, o Caronte lhe atravessará para um mundo de autoconhecimento, observação crítica de uma humanidade perdida e da possibilidade de viver em vida num lugar bem melhor, não se permitindo embriagar-se com o prazer da dor alheia. Nesta longa e difícil jornada, os potoqueiros lhe convidam a refletir sobre “quem é você?”.



Catarse - Imagem: Maryori Cabrita.

E Catarse se embasa nos 33 cantos centrais, que fazem relação ao purgatório. “No Purgatório as penas são às vezes tão terríveis quanto às do Inferno, mas as almas as cumprem sem reclamar, pois, têm certeza que, quando o tempo de sua purgação chegar ao fim, lhes será concedida a entrada no Paraíso.” Proferir esperança em tempos tão sombrios da humanidade nos transporta a algo tão quimérico. O avesso da realidade nos mostra que atos de bondade se tornaram incomuns. Ainda há esperança no ser humano?




Com direção de Breno Monteiro e produção de Lauro Sousa, onde ambos são responsáveis pela visualidade e dramaturgia dos espetáculos. O elenco conta com 9 atores. Esta temporada serve de preparação para terceira e última parte da trilogia, com o espetáculo, Nártex, com estreia prevista para o segundo semestre deste ano.



SERVIÇO

Lúgubre e Catarse – Temporada Casada

No Espaço das Artes de Belém – Rua Tiradentes, 35 – Reduto (Entre Piedade e

Assis de Vasconcelos)

Dias 14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de março de 2019, sempre às 19h.

Ingressos: R$30 (Inteira) e R$15 (meia)

Lotação: 30 lugares

Classificação Indicativa: 16 anos


Mais informações: (91) 981123688


Texto: Comunicação do espetáculo

32 visualizações