
Os reinados começaram no final da década de 30, através das ondas radiofônicas brasileiras e assim se mantiveram até os anos 60. Trazer a nostalgia da Era de Ouro do rádio é a proposta do espetáculo “Eternamente Rainhas”, que ocorrerá nos dias 16 de outubro, às 19h e conta a história de seis das dez vencedoras do concurso “Rainha do Rádio”.
Uma grande viagem no tempo irá acontecer no palco do Teatro Margarida Schivasappa. O público irá voltar cerca de 90 anos e conhecerá sobre a infância e o início da carreira de Linda e Dircinha Batista, Marlene, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba e Ângela Maria, mulheres que reinaram no coração dos brasileiros. Histórias cheias de detalhes que permearão os acontecimentos da jornada da vida dessas artistas, a decadência de algumas e a morte de outras. Mais do que vozes, foram mulheres que marcaram uma época, como revolucionárias quando a mulher ainda tinha poucos direitos e a arte era vista com preconceito pela sociedade.
O espetáculo começou a ser construído há mais de um ano, quando o ator Nilton Cezar sentiu a necessidade de homenagear as mulheres que tiveram suas vozes eternizadas nas AM (Amplitude Modulation), em ondas curtas ou longas. “Foi mais de um ano de pesquisa para poder começar a construir a dramaturgia. Não é fácil contar a história de mulheres que, de certa forma, foram precursoras da música popular brasileira. É uma responsabilidade enorme” relata, Lauro Sousa, dramaturgo e produtor do espetáculo.

Além do desafio em retratar uma história real, as rainhas serão interpretadas por homens, o elenco é composto por Cassio Vitorio, Jadylson de Araújo, Jhonata Scerni, Lennon Bendelak, Leoci Medeiros, Leonardo Sousa, Lucas Belo, Nilton Cézar, Renan Coelho, Rony Hofstatter e Wagner Ratis. “A intenção não é destacar o homem fazendo drag, estamos longe disso. Queremos mostrar que é possíveis homens interpretarem mulheres no teatro, sem que fique algo forçado ou engraçado” diz, Nilton Cezar, ator que interpreta Dalva de Oliveira.
A peça é uma obra musicada e trará para as cenas as músicas originais, nas vozes das próprias artistas. Tudo está dividido em três atos. São 14 pessoas envolvidas na produção do espetáculo. A realização é da Companhia Paraense de Potoqueiros.
SERVIÇO
Espetáculo Eternamente Rainhas
No Teatro Margarida Schivasappa - Av. Gentil Bittencourt, 650 - Centur
Dia 16 de outubro de 2019, às 19h
Ingressos - R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Mais informações - (91) 981522994
Texto: Comunicação do espetáculo