Sesc/Ver-o-Peso recebe Colóquio e festival de filmes sobre Antropologia


Sesc / Ver-o-Peso - Imagem: divulgação.


Com o objetivo de aprofundar discussões sobre Antropologia e Cinema, de 5 a 10 de novembro, será realizado o I Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (Visagem) e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrerá no Centro Cultural Sesc/Ver-o-Peso em conjunto com o II Festival do Filme Etnográfico do Pará.




“O Cinema é uma importante e atual ferramenta de pesquisa e produção de conhecimento, e a Antropologia, que nasce praticamente ao mesmo tempo, já é uma ciência consolidada e imprescindível para as discussões cada vez mais necessárias, celebrando a diversidade cultural humana, principalmente como combate a todo tipo de preconceito”, explica a professora Denise Cardoso, coordenadora do evento.



Imagem: divulgação.

De acordo com a professora, é importante relacionar as temáticas de Cinema e Antropologia, pois as áreas dialogam constantemente entre si. “As imagens em movimento sempre foram presentes na produção da ciência antropológica e vem sendo aprimoradas ao longo dos tempos, por questões éticas, estéticas e epistemológicas. O cinema e a fotografia, bem como outras produções imagéticas, como desenho, gravuras, pinturas, são importantes elementos dessas narrativas”, completa.




As inscrições para o evento podem ser realizadas na plataforma Sympla até o dia 4

de novembro, ou presencialmente no dia do evento.





II Festival do Filme Etnográfico do Pará – Também organizado pelo Visagem e pelo PPGSA, o evento, que acontece paralelamente ao Colóquio, busca difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida nas áreas da Sociologia e da Antropologia, além de promover o diálogo entre produtores e pesquisadores que se interessem pela temática.




“A importância do Festival do Filme Etnográfico se dá pela possibilidade de buscar compreender as realidades a partir da perspectiva de quem está envolvido e retratado no processo criativo do cinema. Utilizar a arte visual, em especial o cinema, na produção etnográfica ou vice-versa, requer uma pesquisa atenta que se baseia na inserção junto ao grupo social (suas práticas, crenças, valores, discursos, regras, costumes etc.), que é tema do filme”, explica a professora Denise Cardoso.



Serviço:

I Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia

Data: de 5 a 10 de novembro

Local: Centro Cultural Sesc/Ver-o-Peso (av. Boulevard Castilhos França, 522,

Campina)

Inscrições: plataforma Sympla

Mais informações: site do evento


Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA

123 visualizações