Sebastião Tapajós incentiva novas gerações em concerto para a juventude

#SebastiãoTapajós


Imagem: divulgação.


Para incentivar o estudo da música, o violonista Sebastião Tapajós realiza na segunda-feira (16), às 16h, o ‘Sarau do Tapajós - Concerto para a juventude’, no Teatro do SESI. O repertório trará um recorte musical de uma trajetória de mais de 60 anos e mais de 40 obras lançadas, com canções que serão interpretadas pelo próprio Sebastião Tapajós e pelo pianista Andreson Dourado. O evento é realizado por meio da Lei Aldir Blanc e a produção executiva é da CRibas Soluções.




Devido o período de pandemia, o Sarau do Tapajós será remoto, com transmissão ao vivo pelo youtube.com/teatrodosesipara, o que contribui para alcançar o maior número de pessoas para estimular o aprendizado musical e mostrar a obra do Sebastião Tapajós para a juventude.




Sebastião Tapajós é um dos mais virtuosos violonistas do Brasil e reconhecido também no exterior. O músico possui uma trajetória que começa aos seis anos de idade quando ele iniciou no violão. Em 1952, com 10 anos de idade, ganhou o primeiro cachê. Aos 12 anos, em 1954, passou a trabalhar como violonista, tocando na banda santarena ‘Os Mocorongos’. Aos 16 anos veio para Belém onde teve aulas particulares de teoria musical até ir para o Rio de Janeiro fazer um curso intensivo de técnica violonística.





Autodidata, foi influenciado, também, por João Pernambuco e Dilermando Reis, dois notáveis do violão no Brasil, que ele ouvia em Santarém em emissoras de rádio de ondas curtas. Ainda no Rio de Janeiro conheceu o violão inovador de Garoto, um dos precursores da Bossa Nova.




Para seguir carreira, já nos anos 1960, foi estudar violão na Europa. Em Lisboa consolidou o violão erudito ampliando seu repertório como compositor e em Madri, no Conservatório de Cultura Hispânica, dominou técnicas de guitarra latina. Em 1967, ele recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967.




Sua carreira foi marcada por passagens importantes como a premiação de ‘Guitarra Criolla’ como melhor disco do ano em 1982, na Europa; as apresentações no Theatro da Paz e os grandes encontros artísticos com Astor Piazzola, Jane Duboc, Leila Pinheiro, Gilson Peranzzetta, Ednardo, Belchior, Billy Blanco, entre tantos outros nomes da música.





Serviço: O ‘Sarau do Tapajós – Concerto para juventude’ será transmitido pelo

YouTube do Teatro do SESI Pará (youtube.com/teatrodosesipara) no dia 16 de

agosto, às 16h.


Texto: Assessoria de Comunicação

118 visualizações

Posts recentes

Ver tudo