Ronaldo Silva lança álbuns M’barayó e Songbook Da Amazônia no Teatro Gasômetro

#RonaldoSilva

#AlbunsMbarayóe

#SongbookDaAmazônia

Ronaldo Silva - Imagem: Carlos Borges / Divulgação.

Ronaldo Silva realiza show nesta sexta, 5, a partir das 19h, no Teatro Gasômetro que marca o lançamento de dois registros imprescindíveis. MBARAYÓ, seu quarto álbum solo, e o SONGBOOK DA AMAZÔNIA, publicação que reúne sua obra em partituras, um acervo sonoro reconhecido e difundido no Arraial do Pavulagem desde 1980.




M’BARAYÓ : Lançamento do quarto álbum solo do músico, cantor e compositor paraense Ronaldo Silva, intitulado ‘MBARAYÓ’, termo em tupi que significa Marajó, barreira do mar, com pronúncia ‘mambaraió’, desvela a singularidade poético-sonora de um dos artistas mais expressivos da história da música popular brasileira feita na Amazônia. Seu talento, potencialidade e versatilidade criativa surpreende e envereda por múltiplas dimensões estético-musicais.




O disco apresenta um mosaico de ritmos latinos e caribenhos, e conta com composições inéditas, inspiradas na paisagem, narrativa e no imaginário popular – são 16 faixas, com toada, samba-choro, reggae, valsa, marabaixo, salsa, merengue, samba de cacete, mambo, coco-baião do norte, mazurca – o CD traz um repertório autoral formado por canções raras apresentadas em performance acústica e em matizes mais suaves; registro diferenciado, imerso ao universo simbólico e significativo da arte, cultura e vida Marajoara.





SONGBOOK DA AMAZÔNIA : Ronaldo concebe a música sob múltiplas dimensões e ressalta seu potencial pedagógico; capaz de valorizar os saberes tradicionais e ressignificar a própria forma de interpretação, considerando o aspecto devocional, providencial, inerente a algumas melodias, que exigem concentração. Acredita que existem possibilidades de música para atender, provocar, suscitar qualquer necessidade

da emoção do ser humano. Há algum tempo despertou para o uso consciente das palavras, buscando transmitir positividade, poder para alterar o estado, o humor das pessoas.




Suas memórias afetivas, sonoridade simples e profunda, conta e canta histórias que compõem narrativas, texturas, paisagens, tessituras culturais e a beleza cênica do universo simbólico amazônico, tão significativos para o desenvolvimento integral das gerações atuais e futuras. Este livro de músicas "Songbook Da Amazônia" apresenta a obra de um artista que tem sido primordial na afirmação da identidade e diversidade musical no Norte do Brasil, com representativo acervo sonoro, reconhecido e difundido no Arraial do Pavulagem desde os idos de 80.



Imagem: divulgação.

Ronaldo Silva é músico, compositor, cantor e pesquisador musical com intenso trabalho voltado para o fomento e a ascensão da música popular de qualidade consistente, tendo como fundamento o genuíno sotaque regional e a amálgama de gênero rítmico em geral. Autor e criador do Arraial do Pavulagem, compõe há mais de 30 anos as músicas tocadas nos tradicionais folguedos culturais em cortejos pelas ruas de Belém, Cachoeira do Arari, Macapá e outros, materializados nos Arrastões do Pavulagem, Cordões do Galo, Banzeiro do Brilho-de-Fogo, respectivamente, e demais apresentações do grupo pelo país afora, arregimentando toda uma geração de público brincantes e cantantes.




Ronaldo Silva, reconhecido como mestre de cultura popular emerge ao longo do tempo como baluarte incansável na defesa e ressignificação poética do manancial de conhecimento presente nas florestas e tradições orais da Amazônia.




Serviço: Lançamento Álbuns musicais de Ronaldo Silva.

Local: Teatro GASÔMETRO | Parque da Residência - Dia: Sexta-feira (05/11) / Hora: Às

19h - SONGBOOK DA AMAZÔNIA e ás 20h - M’BARAYÓ. Pré-save MBARAYÓ AQUI. Baixe

SONGBOOK DA AMAZÔNIA AQUI. Obs: Ambos os lançamentos estarão disponíveis em

ambiente digital a partir do dia 05 de novembro (sexta), à 0h01.





*A entrada será a doação de um kit de higiene pessoal, contendo absorventes, creme dental e sabonete que será repassado às mulheres do movimento Marajó Vivo.


Texto: Lais Azevedo (91) 99940-9715 (Assessoria de Imprensa)