Puget Blues lança o álbum ‘Amazônico’ no Teatro do SESI

#Show

Imagem: divulgação.

Nesta sexta-feira (19), às 20h, o Teatro do SESI receberá o show do grupo Puget Blues que marca o lançamento do álbum ‘Amazônico’. Além de mostrar o novo trabalho, o grupo também exibirá no telão o vídeo clipe inédito da faixa Veneno de Escorpião, gravado no centro histórico e nas margens das águas que cercam Belém. No repertório do show, além das músicas inéditas, a banda também irá revisitar trabalhos mais antigos, de discos lançados em 2012 (Ep Vidro e Corda) e 2018 (Puget Blues).




O grupo Puget Blues surgiu da reunião de músicos remanescentes e atuantes nessa cena “blueseira” belenense, liderados pelo guitarrista Zé Puget, cujo sobrenome já se liga à história da pesquisa deste ritmo musical na Amazônia, e conta ainda com Jeová Ferreira (Contrabaixo) e Carlos “Canhão” Brito (Bateria). No show no Teatro do SESI, a formação ganha ainda a participação de Caco Darwich (teclado).




O álbum ‘Amazônico’ tem 08 faixas inéditas e foi um dos projetos premiados pelo edital de Música da Lei Aldir Blanc – Pará - 2020. Neste novo trabalho, o grupo traz um rio de diferentes possibilidades sonoras e um vigoroso som instrumental de guitarra amazônica que desaguam numa atmosfera “blueseira”, num convite à fusão de ritmos, como shuffle, latin jazz e a música caribenha que circula na Amazônia a partir de sua parte costeira, tudo isso costurado por uma percussividade amazônica.





Curiosidade musical - O estilo musical criado no sul dos Estados Unidos possui matrizes e manifestações da música dos povos africanos escravizados para o continente americano. Nesse sentido o Blues tem uma ligação com a realidade amazônica, pois também aqui muitos ritmos musicais foram criados a partir da fundamental contribuição africana e afrodescendente, como o Batuque, Marabaixo, Carimbó e o Lundu.




A partir da Segunda Guerra Mundial o Blues passou por uma transformação, deixando de ser acústico, para se tornar elétrico, alcançando assim um público em escala internacional; o ritmo acabou chegando à Amazônia, gerando uma tradição de bandas na cena musical da cidade de Belém, como, por exemplo, Blues e Cia, Índigo Blues, Ferrovia Tex, entre outros.





Serviço: Lançamento do álbum "Amazônico" da banda Puget Blues.

Local: Teatro do SESI @teatrosesipa (Av. Dr. Freitas com Av. Almirante Barroso,

bairro do Marco/Belém) Hora: 20h. Siga o grupo em seu perfil do Instagram

@pugetblues.


Texto: Adriana Ferreira (91) 99618-3620 (Ascom Fiepa)


Palavra-Chave