Projeto nacional do Sesc chega com discussão sobre a Diversidade e Arte Educação

#Sesc

#DiversidadeArteEducação



Proposto pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto Ocup(A)ção Arte Educação promoverá, durante o mês de julho, uma série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de diferentes áreas do segmento artístico. Iniciando a programação, nesta quinta (01/07), o Sesc no Pará será anfitrião do bate-papo Diversidade e a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags/Demônias com Flores Astrais e Juliano Bentes. O evento será transmitido pelo canal do Sesc no Pará no YouTube às 16h.




Com a presença de intérprete de Libras, a live será um diálogo com Juliano Bentes e Flores Astrais que fazem parte do coletivo Drags/Demônias e tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a arte realizada e construída pela comunidade artística amazonida.




Formadas por artistas e professores LGBTQIA+ , o coletivo drags/demonias realiza ações a capital paraense, mas amplia suas formações e performances para além do centro da capital paraense, assumindo e ocupando lugares nas periferias da cidade assim como nos interiores, onde alguns membros do coletivo residem. O coletivo já realizou duas convenções de caráter formativo, que são seminários práticos sobre identificação, palestras, oficinas e criação de um manifesto conceituando e estruturando pontos básicos de suas vivencias enquanto corpo Themonia, e dois festivais junto a Noite Suja, produtora LGBT de eventos.




Os artistas pesquisadores que farão parte da live são Juliano Bentes, Mestre em Artes pela UFPa e aluno do Curso Técnico em Figurino Cênico da ETDUFPa. Especialista em Gestão Cultural - Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC (2017) e tem pesquisa nas áreas de Drag, Performance, Teatro, Cinema, História da Arte, Estética e Filosofia da Arte. E também Flores Astrais, que é Performer, atriz, apresentadora, ilustradora, produtora audiovisual, produtora cultural, social mídia, youtuber e transativista.



Flores Astrais e Juliano Bentes - Imagem: divulgação.

Sobre o projeto: Ocup(A)ção Arte Educação é Espaço de compartilhamento de experiências e escuta expandida sobre o que o Brasil tem realizado no campo da mediação cultural. De norte a sul, do nordeste ao centro oeste e com o sudeste nesta geografia das práticas educativo-culturais, a partir de eixos conceituais, tais como: diversidade, acessibilidade, geracionalidade e territorialidade; educadores, artistas, pesquisadores e profissionais da cultura apresentarão suas dinâmicas, abordagens e metodologias, centradas na Arte Educação.





O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões.



Os eventos virtuais ocorrerão em todo o Brasil e promoverão um espaço de escuta e articulação do Sesc com outros movimentos de Arte Educação, buscando ampliar e expandir o trabalho já desenvolvido e fortalecer as práticas da área no país. A abertura ocorrerá no Youtube do Sesc Brasil, no dia 30 de junho e, a cada semana, será abordado um dos eixos que conduzirão as discussões sempre das 16h às 17h (Horário de Brasília): Acessibilidade, Diversidade, Geracionalidade e Territorialidade.





Serviço:

Live Arte Educação E Diversidade: Diversidade e a Territorialidade nos Processos

Identitários das Drags/Demônias com Flores Astrais e Juliano Bentes

Data: 01/07/2021 / Horário: 16h no YouTube.

Informações: (91) 3252-0227 (Fale com o Sesc) Acesse as redes sociais do Sesc Pará

(Facebook / Instagram / YouTube e o Site)


Texto: Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará





69 visualizações