Projeto MOA promove Festival Online neste sábado (22/08)

#FestivalOnline


Imagem: divulgação.


Depois de um ano de muito trabalho e um hiato de meses por conta da pandemia de Covid 19 que impediu o Festival de acontecer presencialmente e que, infelizmente, já vitimou mais de 109 mil pessoas no Brasil, o Projeto MOA Centro de Produção Musical com Tecnologias Digitais promove o “MOA Festival Online”, um evento de culminância que fecha este primeiro ciclo do Projeto. O MOA Festival Online será realizado neste sábado (22/08), a partir das 15h através do perfil da Produtora Braçal Discos na plataforma Youtube.




No ano de 2019 o Projeto MOA, formou 19 jovens do Distrito D'Água, que corresponde aos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Cremação e Condor, em duas frentes: Produção Cultural e Produção Musical. Juntos, produziram 15 artistas paraenses que nunca antes gravaram suas músicas profissionalmente. Como resultado desse trabalho nasceu a coletânea intitulada “Pelas Fitas”, que reúne 15 faixas de músicas autorais de artistas/bandas/grupos musicais oriundos das periferias de Belém. O título da coletânea

faz referência às moradias de palafitas e as gírias da nossa região. As faixas foram lançadas nas plataformas streaming de música no dia 27 de março, e a coletânea pode ser ouvida por completo no Youtube, link aqui.



Além de formar jovens para atuar no mercado cultural local, o projeto possui um carácter inédito por realizar um produto musical gerado a partir da formação técnica de

produtores musicais e culturais. “É inédito porque não se trata apenas de gravar o artista gratuitamente, antes disso se trata do processo de formação desse time de produtores, onde o nosso objetivo maior é fortalecer um arranjo produtivo local, criar uma rede de talentos, e são esses jovens, que com esse conhecimento técnico vão ampliar sua capacidade de levar as suas linguagens para o Brasil e para o mundo.” afirma Giancarlo Frabetti, coordenador do MOA.




“Foi um processo que incentivou a atuação nos próprios bairros, de uma ideia inicial de criar um estúdio comunitário, onde pessoas da comunidade pudessem trabalhar e que artistas procurassem a gente para gravar suas músicas.” diz Rebecca Braga, coordenadora do Projeto. Os próximos passos são: expandir o projeto para outros bairros com as formações, fomentar essa rede de produtores e artistas, contribuindo assim com a cena cultural de Belém, pela perspectiva da periferia.



Banda Jambu Cosmico está na programação do MOA Festival Online - Imagem: divulgação.


Para celebrar esse ciclo, o MOA - Centro de Produção Musical com Tecnologias Digitais convidou vários artistas selecionados que foram gravados pelo projeto, em um line up que vai misturar estilos musicais, como o rap, carimbó, guitarrada, samba e outros, para fazerem parte de uma transmissão online que vai mostrar o resultado desse processo.




O line up do MOA Festival Online de Belém conta com a participação dos seguintes artistas: Os Tamuatás do Tucunduba, Encanto do Tambor, Boi Marronzinho, Samaúma, Jambu Cósmico, Eduardo Barbosa, Roda de Samba Fé no Batuque e os rappers Shayra Mana Josy, Nega Ysa, W Mate-U, D'Luís, Bart MC, Roge e Juan K.




SERVIÇO

MOA Festival Online

Data: 22 de agosto, Sábado, às 15h.

Canal Braçal Discos - Youtube


Acompanhe o MOA no INSTAGRAM e FACEBOOK.


Texto: Tainá Oliveira Barral e Rebecca Braga (Produção do MOA)

72 visualizações