PROJETO CULINÁRIO MOSTRA IDENTIDADE ALIMENTAR DA VILA DA BARCA

#CozinhandoNaBarca

#VilaDaBarca

Imagem: divulgação.


O projeto “COZINHANDO NA BARCA” irá trazer a proposta de pratos culinários que são comercializados na comunidade da Vila da Barca, no bairro do Telegráfo da cidade de Belém do Pará, visando com isso, demonstrar formas de empreendimentos sociais que já estão em funcionamento na comunidade. Buscando a interação entre os comunitários na implementação de projetos de culinárias futuros. a cozinha criativa é um conceito aplicado na gastronomia para um tipo de cozinha que tenha como características a criatividade e a inovação no fazer culinário e na apresentação dos pratos produzidos.




A proposta será apresentar através de duas lives ( duas lives pelo canal do FACEBOOK DO “PESTUDIO“ atuante na divulgação dos mais diversos trabalhos culturais na vila da barca) os pratos: caldeirada de filhote com pirão de farinha de mandioca; a E arroz branco. Busca-se apresentar maneiras de fazer, com a valorização do tempero regional e também enfatizar a importância da cultura paraense com a base da arte da cozinha regional E suas influências indígenas, africanas e européias.





Envolvimentos


MARIA CRISTINA VIANA DE FIGUEIREDO, formada em arquitetura, especialização em segurança no trabalho e assistente social, mas minha paixão desde de criança, é cozinhar, cozinho a 33 anos, hoje é, o meu trabalho com principal fonte de renda na minha comunidade vila da barca, tudo que aprendi foi vendo outros cozinheiros na failia e receitas passadas de gerações, então pode-se dizer que sou autodidata, fazendo experiência com os ingredientes regionais, assim fui conquistando um espaço no meio gastronômico, principalmente na comunidade que moro.fiquei entre os 100 no concurso égua do chefe do é do pará - festival de comidas regionais com cozinheiros amadores de vários bairros de Belém e passei nas fases de classificação.Trabalhei como cozinheira na transdourada (empresa de navegação) no ano 2000 até 2005. hoje trabalho exclusivamente fazendo comida de maneira informal,atuante na comissão solidaria vila da barca que sempre apoia os profissionais informais da vila da barca.



Utilizando e reforçando a importância do uso de produtos e serviços regionais, fortalecendo com isso a rede de economia sustentável do estado do Pará oportunizando para a comunidade a troca do saber culinário vividos e protegidos pelas famílias paraenses e passados de geração em geração.



O PROJETO FOI PREMIADO PELA LEI ALDIR BLANC NO EDITAL DE CULTURA ALIMENTAR –ORGANIZADO PELO CENTRO MULHERES DE BARRO.





Serviço: COZINHANDO NA BARCA

Na página do FACEBOOK E CANAL DO YOU TUBE – pestudio


Data: 17/09 às 10 h PRATO CALDEIRADA DE FILHOTE COM PIRÃO DE FARINHA DE MANDIOCA. (VÍDEO COM LIBRAS)


Data: 18/09 às 10 h PRATO PEIXE EMPANADO NO AVIÚ , FAROFA DE PIRACUI E ARROZ BRANCO (VÍDEO COM LIBRAS)


Texto: Comunicação

195 visualizações