Projeto Circular promove conteúdos e homenagens para curtir em casa

#ProjetoCircular


Imagem: divulgação.

O Circular Campina Cidade Velha realiza a sua 31ª Edição, neste domingo, 7 de junho, em suas redes sociais, FACEBOOK, INSTAGRAM e IGtv. Em um momento de muitas dores e tristezas, com perdas irreparáveis, a ideia do projeto é disponibilizar conteúdos para que todos tenham um dia de interações e entretenimento, em casa. A programação será das 8h às 22h. Tudo gratuito. Confirma a programação no site www.projetocircular.com.br.



Haverá homenagens a personalidades da cena cultural paraense que nos deixaram em meio a pandemia, como a poeta Olga Savary, o escritor Cláudio Cardoso, o ativista, músico e luthier Rubens Gomes, a atriz Nilza Maria, Padre Bruno Sech, da República de Emaús, e a documentarista Ana Lobato, além do professor Roberto França, que costumava abrir as portas de sua casa nas edições do projeto, no bairro da Campina.



Olga Savary - Imagem: divulgação.


Artistas e parceiros que integram a rede Circular criaram vídeos, links e fotografias trazendo exposições, passeios virtuais, exercícios de respiração, aula de yoga; curta metragens, oficinas de fotografia; contação de histórias, pocket shows. Entre outras atrações do audiovisual, estará o documentário “Boi Pavulagem é Boi do Mundo”, que acaba de ser lançado na internet, pelo Amazônia Doc, parceiro nesta edição do circular com várias outras obras que integram a Mostra Égua do Filme.




A parte da manhã traz um vídeo inspirador com o fotógrafo Miguel Chikaoka, um dos artistas convidados do Programa Convida, do Instituto Moreira Salles. Tem também passeios virtuais pela Casa Rosada, obra de Antonio Landi, e pelo Espaço Valmir Bispo. A Fotoativa oferece mini oficinas, além de um vídeo sobre Padre Bruno e áudio do show na Cuíra para Dançar, apresentado na última edição do Circular, em 2019.




Cleber Cajun, Leonel Ferreira e Lucas Alberto, do Casarão do Boneco, além de Angelo Saci, com seu personagem Seu Pequeno, garantem diversão com contação de histórias para a criançada que vai ver ainda uma série criada por mãe e filhas da família Bermeguy. São cinco episódios que trazem histórias muito pitorescas sobre o nosso cotidiano em Belém.



Estarão presentes ainda, por meio de lives que serão transmitidas pelo instagram, as memórias do bairro do Reduto, com Goretti Tavares e Auriléia Abelem; sustentabilidade e meio ambiente, com a live Da Tribu, com Tainah Fagundes e Sâmia Batista e a gastronomia típica das festividades juninas, na live de Michel Pinho e Sidiana Ferreira.




E falando em período junino e cultura popular, a edição traz a memória da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural , em um programa relíquia da TV Cultura do Pará, o Cultura Paidégua; um vídeo sobre a retomada da Vaca Velha, da manifestação do Boi de Máscaras, em São Caetano de Odivelas, além do Pássaro Junino, no filme Ópera Cabocla, de Adriano Barroso. O realizador Afonso Gallindo participa com dois video poemas, um deles traz um trecho de Banho de Cheiro, obra de Eneida de Moraes.



Projeto 120 Fotos para Belém - Foto Amanhecer no Veropa / Imagem:Turiano Neto.


A Kamara Kó Galeria traz obras de Flavya Mutran; e o Atelier Jupati reúne trabalhos de 120 fotógrafos, que cederam fotos para ajudar o Pará a enfrentar o Covid-19 por meio da arte, inspirados na iniciativa “150 fotos para São Paulo”. Tem música com Matheus Moura e um vídeo inédito do show completo da Orquestra Aerofônica, feito no Circuito Mangueirosa. E o Espaço Vem realiza uma feira de economia criativa virtual.




Veja, ainda, entre outras coisas, o filme “Miguel Miguel”, da obra de Haroldo Maranhão, um vídeo especial com declamação de poemas de Olga Savary, de Andrea Sanjad em parceria com o Circular; vídeos do Sistema Integrado de Museus – SIM - , um vídeo rápido com o desenhista, desgner e ilustrador Igor Diniz, do movimento Urban Sketchers Belém, além dos vídeos Mestres Salientes, do Estúdio Reator, e Terra dos Rios, do Espaço Na Casa do Artista.




O Laboratório da Cidade apresenta um de seus podcast discutindo a cidade e a pandemia; e a Associação Amigos de Belém mostra a visita que fez a República de Emaús, logo após a partida de Bruno Sech. Também para a noite da edição, será exibido um vídeo da projeção especial realizada para o Circular, por Kauê Lima, em prédios de Belém.



Serviço

Circular Campina Cidade Velha, 31a edição. Neste domingo, 7 de junho, das 8h às 22h, pelas redes sociais @ocircular (FB) e @circularcampinacidadevelha (IGtv e Instagram). Mais informações no site www.projetocircular.com.br . Realização: Amigos de Belém e Equipe Gestora Circular, com patrocínio Lei Rouanet, Ministério da Cidadania, Banco da Amazônia e Alubar. Apoio Cultura Rede de Comunicação.


Texto: Comunicação Projeto Circular

38 visualizações