top of page

Programa "Amazoniando" faz estreia homenageando os 406 anos de Belém.

#Amazoniando

Imagem: divulgação.

O programa Amazoniando estreou na última quinta-feira (20/01), com uma homenagem aos 406 anos da cidade de Belém, com a presença da ativista indígena e militante ambiental Marcia Kambeba como entrevistadora.




Composta de cinco episódios, esta série inicial abordará temas relacionados à causa indígena, também sob a ótica do cidadão que habita as florestas. Inicialmente vamos conhecer a Belém Mairi, uma cidade histórica e habitada culturalmente pelos primeiros habitantes, os índios da etnia Tupinambá.




A entrevistada do primeiro programa foi a professora Ivânia dos Santos Neves , doutora em linguística pela Universidade de Campinas (Unicamp), na área de análise do discurso, e antropóloga pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem pós doutorado em linguagens e governamentalidade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/ Araraquara). É líder do grupo de estudos Mediações e Discursos na Amazônia (GEDAI), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, docente permanente desse mesmo programa e da Faculdade de Letras, e bolsista de produtividade do CNPq.





Amazoniando conta com um espaço cultural, no programa de estreia teve a participação em vídeo do músico e instrumentista Allan Carvalho fazendo um tributo à Belém original.




Márcia Kambeba é escritora e poeta. Tem mestrado em geografia e é doutoranda em estudos linguísticos pela UFPA. Trabalha com multiarte e educação. Neste projeto, que é semanal e sempre ao vivo, em formato de live, será a entrevistadora, buscando o olhar da aldeia e não das grandes metrópoles. Cada edição trará um tema novo e possuindo relação direta com a cultura e a história dos índios do Pará. Nesta etapa será exclusivamente apresentado na internet com espaço para interação com o público espectador.




Sempre às quintas feiras, o próximo programa será dia 27 e o tema discorrerá sobre línguas originais do estado. Para conversar sobre a diversidade linguística local foi convidado o professor Welton Lavareda, do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.




No espaço cultural será apresentado o clip do forró “Arym kam boj” de autoria do grupo Forró NB, formado pelo povo indígena Kayapó.





Serviço: Programa Amazoniando com Márcia Kambeba. Quinta feira, dia 27 de janeiro, às 20h.

Acesso gratuito pelo YouTube.

Informações pelo Instagram @programaamazoniando,

Ivânia dos Santos Neves (@ivaniasneves)

Márcia Kambeba (@marciakambeba)



Texto: Maria Christina (91) 996226814 (Assessoria de Imprensa)



Palavras-Chaves



bottom of page