top of page

Programação homenageia São Jorge, em Outeiro, distrito de Belém

#Festividade

Mãe Suely de Yansã - Imagem: divulgação.

Em alusão ao Dia de São Jorge, celebrado nacionalmente no dia 23 de abril, o Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana, localizado no bairro de Itaiteua, no distrito de Outeiro, em Belém, realiza, entre os dias 17 e 24 de abril, uma extensa programação cultural-religiosa. Nas religiões de matriz africana, a divindade católica é relacionada a Ogum, orixá guerreiro, que também é celebrado na festividade.




A programação começa no domingo de Páscoa, 17 de abril, com um cortejo religioso pelas ruas de Outeiro e missa para São Jorge, com concentração às 8 horas, na sede do terreiro. Após a procissão, o festejo continua com doação de ovos de chocolate à comunidade. Durante a semana, a casa permanece aberta com realização de bingos, leilões e vendas de comidas típicas e artigos de fé. No sábado, 23 de abril, Dia de São Jorge e Ogum, um tambor será realizado em homenagem ao Orixá. No domingo, 24, a festividade encerra com show do grupo Roda de Samba Fé no Batuque e entrega da Feijoada de Ogum, distribuída anualmente pelos religiosos aos moradores de Itaiteua.




Segundo Suely Tanaka, conhecida como Mãe Suely de Yansã, Mãe de Santo da casa e devota de São Jorge, o objetivo do evento é resgatar a devoção ao Santo na ilha, promover a cultura afro, gerar assistência à comunidade e combater a intolerância religiosa. “São Jorge e Ogum representam a força de luta. Essa é a primeira edição da festividade voltada a este Santo tão amado pelo povo brasileiro, em onze anos de terreiro, e gostaríamos de convidar a comunidade e população em geral devota do Santo e do Orixá para esta homenagem”, disse.





São Jorge ainda é tido como padroeiro dos sambistas, então, nada mais justo que uma apresentação do ritmo em sua festa. Sob o comando de Geraldo Nogueira, a Roda de Samba Fé no Batuque é quem vai animar o encerramento da homenagem. “É a primeira vez que a gente toca no Recanto dos Orixás e Mãe Mariana, esse centro de Umbanda de muito respeito, luz e axé. O espaço é aberto para receber a todos os devotos de São Jorge com muito acolhimento e samba”, conclui Geraldo.



Roda de Samba Fé no Batuque - Imagem: Amarilis Marisa / Divulgação.

Sobre o Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana


O Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana foi fundado em 2010, tendo como zeladora de Santo, Suely Tanaka, e Guia Espiritual-Chefe, Dona Mariana. Em 2019, foi constituída a Associação Umbandista Recanto dos Orixás e Mãe Mariana (Auroma), uma organização da sociedade civil que atua na comunidade de Itaiteua, na Ilha de Outeiro. A Auroma tem como objetivo assistir, promover e valorizar as pessoas e grupos em vulnerabilidade social na ilha e realiza ações de distribuição de sopa semanal, doação de cestas básicas e palestras de conscientização social.



Como chegar?


O Terreiro Recanto dos Orixás e Mãe Mariana fica localizado na Estrada do Itaiteua, Rua Evandro Bonna, No 3380 - Itaiteua - Belém. Por no GPS: “Evandro Bona, 3380” ou “Terreiro Recanto dos Orixás” ou “Tanaka Hidroponia”. Balsa (Icoaraci) funciona 24h, lancha (Icoaraci) de 05h às 23h e navio Belém-Outeiro (Terminal Hidroviário de Belém) às 13h. Pontos de referência: Estrada do Itaiteua e Rua da Escola de Pesca.





Redes sociais: Instagram: @terreirorecantodosorixas



Texto: Fernando Assunção - Comunicação



Palavras-Chave




bottom of page