
Criado no ano de 2002, pela Assembleia Geral da ONU, para reafirmar o poder e a pluralidade da cultura em suas diversas manifestações identitárias, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento 2022 será celebrado no próximo sábado (21). O calendário compõe as ações do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e incluirá uma variedade de programações gratuitas no próximo final de semana, com espetáculos teatrais, apresentações musicais, cortejo de Pássaros Juninos, dança, visitas guiadas e recital de canto lírico. Acesse o Instagram @secultpara e veja programação.
No sábado (21), a Usina da Paz (UsiPaz) Icuí recebe o espetáculo infantil “As peripécias apaixonadas de um palhaço romântico”, da ARTH Produtora Cultural, das 10 às 11h. Na produção, dividida em três atos, o público é o ponto chave em todas as cenas, contracenando com o clown. No mesmo horário, na UsiPaz Marituba, será realizada a contação de história “A lenda da Iara”, com Adriana Cruz, que traz a narrativa do surgimento desse mito amazônico. Das 9h às 12h, o Theatro da Paz terá visitação guiada gratuita.

Pela tarde, das 16 às 17h, haverá a apresentação musical “Roda de Choro”, com O Mercado do Choro, na UsiPaz Cabanagem. De acordo com a cavaquinista e produtora, Carla Cabral, essa é a primeira vez que o grupo toca em uma UsiPaz. “Buscamos fazer uma roda por mês em espaços da cidade, com acesso gratuito, para fortalecer esse laço com a cidade. Essa é a primeira vez que vamos para o bairro da Cabanagem e é bem gratificante poder fazer com que mais pessoas possam ouvir o choro, não só enquanto uma música popular brasileira, mas o choro que é produzido aqui na Amazônia, de diversos compositores como Adamor do Bandolim e Sebastião Tapajós. É muito bacana participar de um evento diverso que fomenta esse encontro do artista com uma plateia dentro de um bairro como a Cabanagem”, disse.
No mesmo dia, a UsiPaz Benguí será palco para a diversidade da Cultura Hip Hop, com batalha de MC, Break, DJ e Graffiti, também das 16 às 17h. No Porto Futuro, das 17h às 18h, o público poderá apreciar o colorido do Pássaro Junino Tem-tem do Guamá, em um
cortejo animado dividido em dois atos.
Para o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural é uma forma que o Governo do Estado e a Secretaria de Cultura encontram para levar mensagens de tolerância, de inclusão, de acesso e de direitos às pessoas por meio da cultura. “A data faz alusão não apenas à universalização da arte, mas também à mensagem de que a cultura atua como uma forma de tolerância, de convivência harmônica entre os povos e principalmente de inclusão. Ela é um instrumento poderoso para garantir direitos, para educar e transformar realidades”, refletiu o secretário.

Texto: Thaís Siqueira (SECULT)
Fonte: Agência Pará
Palavras-Chave