Programação do FEMEA foca na arte, saúde e trabalho da Mulher

#FEMEA


Divulgação.


Em contagem regressiva para a FEMEA – Feira de Empreendedorismo, Música e Artes da Amazônia, que será realizada de 8 a 14 de março. Entre as ações do evento, se destaca a realização de workshops e oficina, possibilitando ao público acesso a uma variedade de temas que envolvem saúde física e mental, empoderamento feminino e capacitação profissional.




E com o objetivo de fortalecer e promover um espaço de divulgação para artistas locais, a FEMEA está recebendo, inscrições de vídeos gravados com performances que podem ser musical, teatral, audiovisual, videoclipes, videoarte, com até 15 min de duração.




Tem regulamento e formulário no site www.femea2021.com.br. As inscrições podem ser feitas até dia 3 de março. Não perca tempo e venha somar nesta grande rede de mulheres!. Serão selecionadas oito propostas que farão parte do FEMEA Web TV, programa que estreia no dia 8 de março pelo canal de YOUTUBE da FEMEA, com veiculação também pelas redes sociais do projeto @feirafemea (FACEBOOK e INSTAGRAM)



Divulgação.

Do teatro ao conhecimento do corpo: caminhos de autoafirmação da mulher


O workshop “Teatro do Oprimido: De oprimidas a mulheres de voz”, ministrado pela historiadora e atriz Kati Oliver, vai abordar as facetas do método criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal – uma referência mundial numa perspectiva mais politizada das artes cênicas. O encontro será dia 9 de março, as 16h.




“No workshop, iremos falar sobre a construção social da arte como contribuição para a desconstrução da imagem imposta pelo patriarcado. A partir da utilização do nosso próprio corpo, faremos recortes de situações que são vistas como violentas, lançaremos um olhar sensível aos corpos violentados. Entre diálogo e prática, vivenciaremos o teatro, de oprimidas a mulheres de voz”, conta Kati, gestora do Espaço Usina das Icamiabas, localizado no bairro da Marambaia, em Belém.




Na mesma perspectiva, de empoderar os corpos femininos e suas narrativas, a educadora sexual Telma Pizzolio conduzirá o workshop “Sexualidade Feminina e ciclo menstrual”, dia 12 de março, as 16h. A partir do reconhecimento de partes íntimas da mulher, a ministrante irá trazer conhecimentos básicos sobre sexualidade feminina e sua relação com os ciclos menstruais.




“É um equívoco relacionar sexualidade somente as partes íntimas. A sexualidade está nas mais diversas formas de prazer, um vasto campo de autoconhecimento que vem sendo negado a nós, mulheres. Com a compreensão sobre nossos corpos e prazeres e o respeito aos nossos ciclos menstruais, podemos escolher melhor qual é o momento de fazer atividades mais ativas, ou se guardar numa perspectiva mais intimista. Isso é um poder que favorece nossas escolhas e ações”, explica Telma.



Equipe da Femea, com Dona Domingas, do GMB - Imagem: Maíra Henriques.


Ferramentas para propulsionar carreira e negócios


Numa outra frente de atividades da FEMEA, em foco o empreendedorismo feminino. Na oficina “Diretrizes para gerenciamento e aceleração de carreira”, a cantora e produtora cultural Gláfira Lobo vai compartilhar seus conhecimentos acumulados em mais de 20 anos de carreira.




“Neste espaço virtual exclusivo de mulheres vamos compartilhar situações reais do mercado de trabalho artístico do ponto de vista de uma mulher. Um homem, mesmo ele sendo expert na área, ele nunca irá pensar o gerenciamento da carreira artista na lógica de uma mulher ou na vivência de uma mãe solo ou percebendo a sutileza de um assédio sexual ou moral, por exemplo”, pondera Gláfira. A oficina será dia 13 de março, as 16h.




Sob os cuidados do coletivo Manas Digitais – que atua no Estado na luta por equidade de gênero nas áreas de Tecnologia da Informação – a FEMEA disponibiliza também os workshops: “Empreender nas redes sociais”, com Danielle Couto, e “Boas práticas de design com Canva”, ministrado por Ana Vitória Bacelar. As atividades serão, respectivamente, dias 10 e 11, ambas às 16h.




Serviço

Feira de Empreendedorismo, Música e Artes na Amazônia – FEMEA: de 8 a 14 de

março de 2021. Informações, programação e inscrições: www.femea2021.com.br.



Texto: Luciana Medeiros (HOLOFOTE VIRTUAL)