Ponto de Apoio promove ação especial no Parque do Utinga nesse final de semana

Atualizado: 18 de Abr de 2019





O projeto Ponto de Apoio promove mais um final de semana de lazer para pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida. A 16º edição terá uma dinâmica especial. No sábado (20), os passeios em bikes adaptadas pelo parque do Utinga serão disponibilizados para cadeirantes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém e crianças do grupo de mães "As Guardiãs". Já no domingo (21), a ação será aberta para a comunidade em geral. As inscrições já estão abertas. Para participar, basta acessar o endereço AQUI, preencher o cadastro e escolher um horário. Vagas limitadas.


A APAE Belém já desenvolve atividades com bicicletas. Neste sentido, a parceria com o projeto vem ampliar as possibilidades de acessibilidade e interação de seu público com a natureza, voluntários e demais frequentadores do Parque. "Essa iniciativa irá proporcionar aos nossos usuários uma possibilidade de novas experiências cognitivas, além de garantir um momento único de lazer, socialização, fortalecimento de vínculos e inclusão social", destacou Ana Carolina Salomão, Assistente Social e Coordenadora do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (CAMS) da Associação. A ação de sábado contará com 20 cadeirantes.


Outro grupo que também será beneficiado é o de mães de crianças e jovens com deficiência denominado "As Guardiãs". Criado em 2017, para a troca de experiências, informações e apoio em tratamentos, hoje conta com mais de 100 mulheres de vários municípios do Estado, sendo a maior parte da capital.


Esta edição também marca a comemoração de uma data importante, a Páscoa, que para os cristãos representa a ressurreição de Jesus. O projeto, neste sentido, proporciona um “renascer” para uma nova vida, para novas possibilidades que vão além do ambiente doméstico ou do tratamento hospitalar.

"Escolhemos esse final de semana que fala de amor para multiplicar o nosso desejo de ajudar o próximo, promovendo passeios que são envolvidos por uma atmosfera de ternura, carinho e atenção. Entendemos que a celebração do amor deve acontecer todos os dias e se puder vir com aquele ventinho no rosto, junto com memórias afetivas que enchem nossos corações de alegria, é maravilhoso", afirmou a Terapeuta Ocupacional e coordenadora do projeto, Márcia Nunes.

Sobre o projeto - O Ponto de Apoio teve início em junho de 2018, a partir da experiência familiar de um dos idealizadores e, até agora, já beneficiou cerca de 500 pessoas em 15 edições. A primeira, ainda de forma experimental, contou com três bicicletas e um pouco mais de 30 voluntários. Hoje são oito bikes, sendo uma de apoio, e cerca de 80 voluntários fixos cadastrados. Os passeios duram cerca de 45 minutos, ida e volta, pela trilha principal do PEUt.



Serviço A 16º edição do Ponto de Apoio será nos dias 20 e 21 deste mês, sempre de 8h às 11h, na trilha principal do Parque Estadual do Utinga (Av. João Paulo II, S/N, Belém). As inscrições para passeios, liberadas apenas para o domingo, devem ser feitas pelo link AQUI. Mais informações em Facebook.com/PontodeApoioPA ou em Instagram.com/PontoDeApoioPA. O cadastro também poderá ser feito na hora, mediante disponibilidade de horário.

Texto e fotos: Lidi Sousa (Ascom Ponto de Apoio PA) Instagram: @lidi_sousa_framesoflife

15 visualizações