Poeta e músico Pedro Vianna lança segundo disco "Voragem"

#Lançamento

Pedro Vianna - Imagem: Renata Aguiar / Divulgação.

Nessa última sexta-feira (08/07), o escritor, compositor e cantor paraense Pedro Vianna lançou nas plataformas digitais seu novo álbum, intitulado "Voragem". Este é o segundo registro autoral da carreira do artista, que também transita pela literatura com alguns livros de poesia publicados.




“A relação entre poesia e música é central na minha vida. Nunca sei ao certo se aquela inquietação inicial vai se resolver como poema, letra, canção, o desfecho é quase sempre inesperado. Em Voragem essa relação é o motor e destino da experimentação. Ainda que seja um disco com canções essencialmente embebidas pelo amor romântico, é impossível pra mim escrever ou compor sem intertextualidade, sem jogar com as linguagens”, comenta.




O projeto começou a ser gestado em 2017 e deveria ter saído em 2020, porém, dadas as medidas restritivas da pandemia, Pedro resolveu adiar o lançamento até que fossem novamente permitidas as apresentações musicais em teatros. “Não havia sentido em fazer apenas uma live, sem a possibilidade de circulação do show e o contato com o palco, com a energia do público”, diz Pedro. O show de lançamento está previsto para setembro, quando sairá também a versão de Voragem em disco de vinil. Pedro conta que trabalhou na direção artística do disco de forma atenta, afetiva e desconectada do ritmo e ditmes do mercado musical.





O resultado é uma obra que testa as fronteiras entre música e poesia. “Escrevi para melodia, musiquei poemas, tive poemas musicados”, diz Pedro. Os arranjos sofisticados do álbum reverenciam a tradição da MPB, sem abrir mão da inovação, da ousadia e do experimentalismo. Ziza Padilha assina a direção musical na maioria das faixas, outras tem arranjos de Floriano, Jean Charnaux e Renato Torres. “Ao visitar essas parcerias construídas nesses 5 anos, percebi que algumas, espontaneamente, erguiam-se em torno desta metáfora-conceito: Voragem. São poemas, letras e músicas que despencam e são consumidas no abismo do amor romântico, dissolvendo consigo quem fui um dia”, diz Pedro sobre o título do disco, que também dá nome a um bolero, composto em parceria com Leandro Dias, referenciado em um texto do escritor Caio Fernando Abreu.




Todas as faixas são parcerias de Pedro Vianna com compositores como Floriano, Jean Charnaux, Leandro Dias, Paulinho Moura e com os poetas/ letristas Dudu Neves, Renato Torres e Vasco Cavalcante. Além da qualidade dos instrumentistas que assinam as gravações, o álbum traz as participações de Claudio Nucci, Fátima Guedes, Simone Guimarães e Zé Luiz Mazziotti.




"Voragem" foi gravado nos estúdios Zarabatana, Midas e Guamundo entre 2017 e 2020, e teve a produção executiva de Narjara Oliveira, da Senda Produções. O projeto gráfico é do próprio Pedro sobre fotografias da artista visual Renata Aguiar.





Serviço: Pedro Vianna lança o disco “Voragem”. Disponível em todas as plataformas digitais: https://onerpm.link/209015359116 . Acesse também o Instagram do artista @pedroviannaneto.


Texto: Gil Sóter (Assessoria de Imprensa)


Palavras-Chaves