Podcast “Conto Ribeirinho” apresenta narrativas populares da Amazônia

#NarrativasDaAmazônia


Conto Ribeirinho - Imagem: divulgação.

Com o objetivo de resgatar e divulgar histórias do imaginário popular da Amazônia nasceu o podcast Conto Ribeirinho. Criado pela Na Cuia Produtora Cultural em parceria com o projeto Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense - IFNOPAP, o podcast transporta narrativas coletadas de forma analógica para a internet, em um formato mais moderno e acessível, se tornando opção de entretenimento e valorização da cultura amazônica nesse período de isolamento social no qual se encontra a população brasileira.




O IFNOPAP é um projeto integrado de pesquisa e extensão vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), que por meio de seminários embarcados viajou por toda Amazônia paraense coletando narrativas do imaginário amazônico da capital e dos municípios do interior do estado. Foram 133 locais visitados, entre a Amazônia urbana e ribeirinha.




Desde 1994 o projeto navega entre rios e florestas, documentando histórias contadas por ribeirinhos, pescadores e entre outros habitantes da Amazônia, que juntas somam mais de 5 mil narrativas. São relatos de vida, de visagens, mitos e lendas que envolvem seres encantados e tantos outros personagens do imaginário amazônida, alguns já bastante conhecidos dos paraenses e outros nem tanto assim.




A professora Socorro Simões, idealizadora e coordenadora do projeto fala da importância de trabalhar estas narrativas históricas em um novo formato, "a Na Cuia acabou modernizando o que foi recolhido em 25 anos de IFNOPAP. Como mentora do projeto, tenho trabalhado essas narrativas que já deram material para 34 dissertações de mestrado, 8 teses de doutorado, 76 trabalhos de especialização e já não sei mais quantos TCC ́s, e de repente me surpreendi com o podcast, porque nós vivemos hoje com a modernidade, com a tecnologia disponível para que o conhecimento se propague. Eu considero o podcast sendo um veículo de modernização das narrativas, e fico muito contente com os feedbacks que estamos recebendo.”




O Conto Ribeirinho é o primeiro da série de quatro podcasts que serão produzidos pela Na Cuia Produtora Cultural, em parceria com o projeto integrado IFNOPAP e a Rádio WebUFPA, como resultado do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2019, todos trazendo especificidades da cultura amazônica.



Para o primeiro episódio, o tema escolhido foi a personagem Matinta Perera, a equipe identificou que entre as narrativas do IFNOPAP, a história da Matinta se repetia diversas vezes, mas que as características desse ser mudam de localidade para localidade. O EP traz histórias colhidas em 1994, nas cidades de Abaetetuba e Ananindeua. Os áudios históricos são costurados por meio de uma narração envolvente, que transporta o ouvinte para dentro dos enredos.




Você pode acompanhar o Conto Ribeirinho nos seguintes endereços: Na programação da Rádio Web UFPA em http://radio.ufpa.br/

Plataforma Anchor https://anchor.fm/na-cuia-musical Pela plataforma do coletivo de Podcast’s de Belém: https://podcast.belem.br/nacuia/2020/03/02/matinta-perera/ e demais agregadores.

Link direto para o Spotify: https://open.spotify.com/show/5i2X7QqvdK3n3tBSogD4GZ Texto: Na Cuia Produtora Cultural

27 visualizações