Podcast: Conto Ribeirinho apresenta Cobras Encantadas da Amazônia em 2° Ep.

#ContoDoRibeirinho


Imagem: divulgação.


Está no ar o segundo episódio do podcast Conto Ribeirinho! Desta vez, são as cobras encantadas da Amazônia que entram em cena. Conheça as histórias de Norato e Maria, Cobra Grande e Cobra Negra, que chegam aos ouvintes pelas vozes dos interioranos dos municípios de Abaetetuba e Santarém. As narrativas presentes neste episódio tem caráter histórico e datam de 1994.





Com este episódio queremos lembrar que em tempos tão difíceis devido à pandemia da

COVID-19 e o isolamento social, a nossa cultura é um caminho para tornar este momento mais leve. Por isso, este segundo episódio foi gravado e editado em casa e já está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Google Podcasts, CastBox e YouTube. Além dessas plataformas o produto faz parte da grade de conteúdo da Rádio Web UFPA.




O Podcast Conto Ribeirinho é uma iniciativa da Na Cuia Produtora Cultural em parceria com o projeto Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense - IFNOPAP, coordenado pela Profa Socorro Simões (UFPA). O objetivo do Conto Ribeirinho é resgatar as narrativas orais coletadas pelo IFNOPAP ao longo de seus 25 anos de existência e divulgar essas histórias de maneira única e envolvente, por meio do formato storytelling, ou seja, um podcast criado e produzido para contar histórias aos seus ouvintes. Trata-se de um extenso trabalho de pesquisa e curadoria de conteúdo em um acervo com mais de 5 mil narrativas colhidas com uso de gravadores e fitas em todo o Estado do Pará.




O IFNOPAP é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA),

que por meio de seminários embarcados viajou por toda Amazônia paraense coletando

narrativas do imaginário amazônico da capital e dos municípios do interior do estado. Foram 133 locais visitados, entre a Amazônia urbana e ribeirinha, desde 1994.




São histórias de vida e de visagens, que envolvem encantadas, encantados e tantos outros personagens do universo amazônida. Dos mais conhecidos, como a do Boto, Cobra Grande, Matinta e Moça do Táxi, à outros nem tanto conhecidos assim, mas que fazem parte do imaginário popular de alguma região da Amazônia paraense.


Imagem: divulgação.


O primeiro episódio, lançado em março, teve como tema as “Matintas” e conta algumas histórias desta personagem tão presente na nossa cultura, com narrativas colhidas nas cidades de Abaetetuba e Ananindeua, em 1994. O EP1 está disponível nas mesmas plataformas digitais.



Serviço:

Você pode ouvir os episódios do Conto Ribeirinho nos seguintes endereços:

Radio Web UFPA: http://radio.ufpa.br/index.php/category/podcast-conto-ribeirinho/

Podcast Belém: https://podcast.belem.br/nacuia/

Spotify: http://abre.ai/conto-ribeirinho-spotify

Anchor: https://anchor.fm/na-cuia-musical


Acompanhe mais novidades nas redes sociais: Facebook do IFNOPAP e Instagram do

IFNOPAP / Facebook da Na Cuia e Instagram da Na Cuia.


58 visualizações