Performance “Não foi acidente” denuncia crime ambiental em Barcarena

#NãoFoiAcidente

#Barcarena


Imagem: divulgação.


“Não foi acidente” é uma performance artística que relata o crime ambiental praticado pela empresa Hydro Alunorte em 2018, em Barcarena, quando a mineradora transnacional despejou rejeitos químicos indevidamente em rios e comunidades da cidade paraense.




A obra teatral terá sua estreia nesta sexta-feira (dia 09 de julho), às 20h, no canal do YouTube "Girassóis do Pará”. A ação foi criada e realizada pelo jovem artista Celso Cabral, estudante da graduação de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará (UFPA).




Cabral, que também é ativista social, escolheu o tema porque “a arte é também denúncia e é tarefa dos artistas falar sobre os grandes temas sociais dos nossos tempos. Minha ideia é levar as angústias e dores das famílias atingidas pelo vazamento para o máximo possível de pessoas, não deixar que se esqueça desse ocorrido. Até porque esse crime ambiental não é um caso isolado em nosso país, pois já tivemos casos como Mariana em 2015 e Brumadinho em 2019 no estado de Minas Gerais”, destaca.





“Não foi acidente” foi gravada em pontos turísticos de Belém onde há grande circulação de pessoas, como o Mercado do Ver-o-Peso, espaço do Ver-o-Rio e no Parque do Utinga com o intuito de dialogar com a população sobre o acontecimento. “Quando parava um ônibus, as pessoas levantavam e olhavam. Esse estranhamento para arte é importante porque a partir daí as pessoas começam a se perguntar "por que essa pessoa está se sujando de argila? Esse estranhamento para mim vem acompanhado da reflexão social que pretendia com esse trabalho”, avaliou.




O trabalho contou com uma importante contribuição de Socorro do Burajuba, utilizando um áudio cedido pela liderança social, que segue denunciando esse crime em Barcarena. No trabalho também teve nas imagens, Eziel Duarte e Odin Gabriel. A edição ficou por conta Celso Cabral e Odin Gabriel. A audiodescrição tem os nomes de Nádia Lu e Neire Lopes. Agradecimentos: Claudia Gomes e Karine Jansen. Esse foi um projeto selecionado pelo edital Juventude Ativa – Lei Aldir Blanc Pará 2020.





Serviço: Performance: “Não foi acidente”

Dia: Sexta-feira (09/07) Hora: 20h

Local: YouTube - Girassóis do Pará.

Acompanhe também o Instagram @girassoisdopara. Mais informações Celso Cabral: (91) 98022-9755.



Texto: Assessoria de Comunicação


152 visualizações

Posts recentes

Ver tudo