Pelo segundo ano, o tradicional Festival Pau & Corda do Carimbó realiza a versão on-line

#FestivalPaueCordaDoCarimbó


Imagem: divulgação.


Pelo segundo ano, o Festival Pau & Corda do Carimbó está sendo executado no formato online. Durante onze anos, o evento foi realizado nas ruas estreitas da Passagem Álvaro Adolfo, no bairro da Pedreira. Devido a pandemia do Novo Coronavírus, a organização do evento se viu com mais um desafio para manter a agenda de ações de salvaguarda do carimbó. Apesar das adversidades para executar a festividade em um novo formato, o medo do novo não os paralisou, e no ano de 2020, o grupo tornou-se a primeira mostra de carimbó com transmissão ao vivo, pela web, no estado do Pará.




Na edição do ano de 2021, a programação conta com shows, oficinas, roda de conversa, a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e acessibilidade digital, através da presença dos intérpretes de Libras. O público pode assistir todo esse conteúdo a partir do dia 22 de maio, no canal oficial do Festival no Youtube e na fanpage oficial do projeto.




No ano de 2021, a programação musical conta com, além do clássico show do grupo de Carimbó Sancari, com a participação do banjista de Marapanim(PA), Alan Chaves, a cantora e compositora de Cachoeira do Arari (PA), Jesus Rodrigues, e o filho e neto de mestre Verequete, Augusto Carlos Oliveira rodrigues e Felipe Barbosa Rodrigues.




Para Jesus Rodrigues , que participa pela primeira vez do projeto, e veio do Marajó para se apresentar a oportunidade está sendo única. “E acho que o resgate e ações de salvaguarda são fundamentais, pois se eu tivesse parado por falta de incentivo lá atrás não estaria aqui defendendo com unhas e dentes um estilo musical que faz eu me sentir valorizada, realizada como mulher marajoara e artista”, defende a professora da rede pública municipal, Jesus Rodrigues.



Imagem: divulgação.


O Festival Pau e Corda do Carimbó é uma realização do tradicional Grupo de Carimbó Sancari que integra o circuito Zimba, promovido pela Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro. É por essa proximidade com o processo de patrimonialização e salvaguarda do carimbó que o técnico da área de Educação Patrimonial do Iphan no Pará, Cyro Lins, é um dos convidados desta edição, explica uma das coordenadores e idealizadora do evento, Neire Rocha.




“Para nós o Cyro é um parceiro, estivemos inúmeras vezes articulando em prol do mesmo objetivo. Além disso, também é nosso interesse informar os carimbozeiros com notícias oficiais, por isso convidamos o IPHAN”, finaliza Neire.



Outro destaque da programação deste ano é a oficina de produção executiva de projetos de baixo orçamento que será mediada pela produtora paraense que atua no Rio de Janeiro, Bruna Brito. Ex-dançarina do Carimbó Sancari, colaboradora da produção do Festival Pau & Corda do Carimbó desde 2016 e fundadora da Agência Muyrá - negócio social que visa colaborar com projetos culturais e artísticos da área do patrimônio cultural imaterial e da cena independente, Bruna explica que essa oportunidade de formação online será um espaço de troca e experiência onde os coordenadores do festival serão os protagonistas desse debate. " Meu intuito é que os coordenadores do Pau & Corda comecem a ser mais (re)conhecidos pelo pioneirismo da produção desse projeto" , explica Bruna.




Doações: Além da programação cultural e de oficinas, o Festival Pau & Corda do Carimbó também está realizando uma campanha de arrecadação de fraldas e material de limpeza para a entidade sem fins lucrativos "Lar do Menino Jesus" que atende e acolhe com moradia e alimentação, pessoas em tratamento contra o câncer que vem do

interiores do estado do Pará e não têm um local na capital para se cuidar e viver com qualidade, durante a realização do tratamento. Quem quiser saber como contribuir pode acessar as redes do Festival Pau & Corda do Carimbó.



Serviço: XIII Festival Pau & Corda do Carimbó

Edição online - De 22 à 30 maio de 2021 no YOUTUBE

Veja a Programação completa pelas redes sociais Facebook e Instagram:

@pauecordadocarimbo. Informações: Lucas Bragança (91) 9960-73710 e Neire Prestes

Rocha (91) 98024-8035 procucaopauecordadocarimbo@gmail.com


Texto: Robeta Brandão (Assessoria de Imprensa)

56 visualizações