Pavulagem realiza segunda edição do arrastão virtual

#ArraialDoPavulagem

#ArrastãoVirtual


Boi Pavulagem - Imagem: Elcimar Neves / Divulgação.


O Arraial do Pavulagem participa do Circular Campina Cidade Velha, neste domingo, 13, com o videoclipe inédito de “Realeza do Guamá”, gravado em 2020, na Marina Espaço Náutico, durante as passagens de som do projeto “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”, com direção e montagem de Felipe Cortez e fotografia de Lucas Escócio e Neto Dias. A exibição ocorre às 20h30, pelo Facebook, Instagram e Youtube do Circular.




O lançamento abre caminho para o “Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante”, segundo ano de programação virtual realizada pelo Instituto Arraial do Pavulagem. Serão quatro lives aos domingos - dias 20 e 27 de junho, 04 e 11 de julho -, com transmissão pelo Youtube. O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura - Semear, da Fundação Cultural do Estado Pará e Governo do Pará, com patrocínio da Equatorial Energia, e conta também com o apoio e retransmissão pela TV Cultura Pará (canal 2.1).




Assim como em sua primeira edição, a programação baseia-se em um eixo temático, que é o “Arraial Brincante”, e segue, como uma revista eletrônica, a cada novo episódio, revendo seu repertório, trazendo o lançamento de novas músicas da banda Arraial do Pavulagem, mostrando processos que permeiam a construção do seu folguedo de rua e contando ainda com diversos convidados que fazem parte desses mais de 30 anos do cortejo do Boi Pavulagem, além de manifestar-se sobre questões que considera urgentes.



Preparação - Imagem: Dah Passos / Divulgação.


Episódios


O diretor geral de vídeo e roteiro das lives, Felipe Cortez, destaca que neste junho, “o ‘Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante’ quer abraçar os símbolos desta verdadeira nave de saberes que é a quadra junina brasileira em sua singular experiência na Amazônia”. O primeiro episódio, dia 20, vai abordar a “Fogueira do Nascimento”, percorrendo as origens do Boi Pavulagem, no Teatro Waldemar Henrique, os símbolos juninos e a “Levantação do Mastro”, que conta mais uma vez com a participação do Grupo de Carimbó Sancari.




Para brindar este início de quadra junina, o episódio apresenta também o videoclipe de “Boi da Campina”, música inédita do Arraial do Pavulagem, além de trazer músicas do discos “Gente da Nossa Terra” (1995), “Sotaque do Reggae Boi” (1996) e “Arrastão do Pavulagem” (2001). Uma música escolhida pelo público, através das redes sociais, também será incluída no repertório, assim como a participação gravada de diversos convidados.




O segundo episódio do “Arraial Brincante”, no dia 27, vai louvar os “Santos do Amor”, resgatando a sacralidade da música e rememorando a concentração na Escadinha do Cais. O repertório do episódio é formado pelo encontro dos discos “Folias do Marajó” (2002) e “Arraial do Pavulagem” (2003). Já o terceiro episódio, no dia 4 de julho, mergulha no universo das brincadeiras juninas com o tema “Pescaria de Sonhos”, marcado pelas memórias do Curral dos Cavalinhos em plena Presidente Vargas. No repertório estarão canções dos discos “Música do Litoral Norte” (2004) e “Rota da Estrela” (2005).



Banda Arraial do Pavulagem - Imagem: Estúdio Tereza e Aryanne / Divulgação.


No quarto e último episódio do “Arraial Brincante”, dia 11 de julho, o tema é o “Banho de Cheiro e Saber”, o que incluirá momentos como o processo criativo do mestre Zeti, luthier dos instrumentos do Arraial do Pavulagem. Ainda haverá a exibição do videoclipe “Cabelo Cacheado”, gravado durante a realização do projeto “Arraial do Futuro”, em 2020. E o repertório será baseado em “Céu da Camboinha” (2013) e “Caeté Camará” (2018), os discos mais recentes da banda.




Serviço

Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante

Quando: Aos domingos - dias 20 e 27 de junho, e 04 e 11 de julho;

Onde assistir as lives: YouTube / Conheça também a Lojinha do Pavulagem / Siga o

Pavulagem nas redes sociais (Facebook e Instagram)

Escute o Arraial do Pavulagem no Spotify.


Texto: Lais Azevedo (91) 99940-9715 (Assessoria de Imprensa)




113 visualizações